Como diagnosticar a menopausa precoce

Como diagnosticar a menopausa precoce

Para diagnosticar corretamente a menopausa precoce, a mulher deve procurar ajuda de um médico. Embora os sintomas da menopausa precoce possam sugerir o diagnóstico, o médico ou ginecologista deve realizar exames médicos para confirmar o estado. Neste artigo de umComo explicamos-lhe como diagnosticar a menopausa precoce para que saiba o que fazer no caso de estar vivendo esta situação no seu corpo.

Passos a seguir:
1

Os sintomas da menopausa precoce são semelhantes aos sintomas da menopausa normal. Eles podem incluir um período menstrual, calores, secura vaginal, irritabilidade na bexiga, alterações emocionais, insônia e diminuição do apetite sexual. O primeiro passo do teste para menopausa precoce é telefonar para seu médico ou ginecologista e agendar uma consulta.

2

Na consulta, explique os motivos da suspeita de menopausa precoce. O médico provavelmente realizará um exame físico e um teste de gravidez para descartar outros possíveis sintomas semelhantes.

3

Se a doença da tiroide ou a gravidez não for responsável pelos sintomas, o médico poderá prescrever um exame de sangue para analisar os níveis de estradiol, uma forma de estrogênio. Os resultados desta medida podem indicar insuficiência ovariana, ou seja, a menopausa precoce é, a causa mais provável.

4

O teste final e mais importante para confirmar o diagnóstico de menopausa precoce é um exame de sangue que mede o Hormônio Folículo Estimulante (FSH). Este hormônio faz com que os ovários produzam estrogênio, e um nível anormalmente alto indica uma falha dos ovários e menopausa precoce.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diagnosticar a menopausa precoce, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Procure ajuda médica o mais cedo possível se você suspeita que a menopausa precoce está presente. Esta condição causa infertilidade, mas é possível controlar com os tratamentos médicos e hormonais, o que vai fazer você se sentir melhor.