Partilhar

Como diferenciar gêmeos univitelinos de bivitelinos

Existem dois tipos fundamentais de gravidez dupla: a bivitelina e a univitelina. A gravidez bivitelina, também chamada dizigótica ou multivitelina, provêm da fecundação de dois óvulos diferentes, enquanto a univitelina ou monozigótica origina-se em apenas um óvulo. A seguir descrevem-se as diferenças entre ambas.

Passos a seguir:
1

A primeira forma de aproximação é observar o sexo dos neonatos e os anexos ovulares.

2

Recém nascidos do mesmo sexo com uma placenta e um cordão comum, provêm de uma gravidez univitelina.

3

Pode existir uma cavidade amniótica comum, ou pode ser que exista um tabique de separação entre ambas as cavidades, constituído por duas membranas amnióticas e um cordão visível no microscópio.

4

Os gêmeos bivitelinos podem ser do mesmo sexo ou de diferente sexo (neste último caso não é necessário investigar mais) e cada um se encontra envolvido em sua própria membrana (2 cordões e 2 membranas amnióticas).

5

Se depois das observações citadas você não chegar a um diagnóstico, pode-se determinar o maior número possível de grupos sanguíneos e fatores plasmáticos, como os antígenos leucocitários de histocompatibilidade.

6

A discordância de um só fator indica a origem bivitelina, mas uma concordância total não confirma o caráter univitelino, pois os pais podem ser homozigotos em relação aos grupos estudados.

7

Por último pode ser feito o diagnóstico após o terceiro ano de vida, a partir da análise das diferentes características físicas, como por exemplo: cor de olhos, impressões digitais, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diferenciar gêmeos univitelinos de bivitelinos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Após realizado o diagnóstico de gravidez múltipla, devem-se tomar as medidas para diagnosticar as patologias associadas mais frequentes.
  • Toda gravidez deve ser controlada por um médico.

Escrever comentário sobre Como diferenciar gêmeos univitelinos de bivitelinos

1 comentário
Lucas Batista
Dra Sara
Muito interessante o assunto, minha duvida foi no item 6 - Na discordância de um só fator indica a origem bivitelina, mas uma concordância total não confirma o caráter univitelino, pois os pais podem ser homozigotos em relação aos grupos estudados.
Pois sou gêmeos bivitelinos tenho o mesmo fator RH O positivo, mesmo sexo, porem semelhança diferente (concordância em fator RH e sexo?), e meus pais são O positivo. Pois meus pais podem serem Homozigotos? e tudo que indica somos tb?

Voltar ao topo da página