Partilhar

Como diferenciar um resfriado de uma alergia primaveral

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017

Chega a primavera, com ela tudo floresce novamente, as temperaturas sobem, as pessoas se animam e os planos ao ar livre estão de volta. Mas também começam os espirros, congestionamento nasal, desconforto na garganta e os olhos típicos das alergias da primavera, embora muitas pessoas não o consigam determinar e o confundam com um simples resfriado, aplicando um tratamento que não conseguirá aliviar os sintomas. Por isso, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para que saiba como diferenciar um resfriado de uma alergia primaveral.

Também lhe pode interessar: Como evitar a alergia ao pólen

A intensidade dos sintomas

Os sintomas de uma alergia e um resfriado são parecidos, mas o que lhe permite distinguir um do outro é o modo como se apresentam. Os espirros, congestionamento, desconforto nasal e irritação na garganta e olhos perante uma alergia primaveral ou febre do feno variam de intensidade e manifestam-se apenas quando estamos próximos daquilo que desperta estes acontecimentos, além disso os espirros costumam ser repetitivos. Num resfriado os sintomas chegam e permanecem durante alguns dias, sem tanta intermitência.

O muco

Numa alergia primaveral, desencadeada normalmente pelo pólen e outras partículas presentes no ambiente, o muco costuma ser líquido e transparente, mas quando temos um resfriado é muito mais espesso e de cor.

Outros sintomas

Apesar dos sintomas de uma alergia primaveral poderem variar de pessoa para pessoas, a verdade é que um resfriado apresenta outros quadros típicos como o cansaço excessivo, fadiga, a dor de cabeça e em em alguns casos, dependendo do vírus, a febre.

A duração

Quem é vítima de uma alergia primaveral com certeza manifesta os sintomas durante toda a estação, ou pelo menos durante as semanas em que a concentração de partículas no ambiente é maior. No caso de um resfriado o mesmo dura apenas alguns dias até que o vírus ser combatido e desaparecer do nosso organismo.

Algumas recomendações

Se sofre de alergias durante esta estação, consulte os nossos artigos sobre como evitar as alergias na primavera e quais os melhores remédios caseiros para as tratar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diferenciar um resfriado de uma alergia primaveral, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se os seus sintomas pioram e não sabe se tem uma alergia ou um vírus forte, não duvide em consultar o seu médico.

Escrever comentário sobre Como diferenciar um resfriado de uma alergia primaveral

Voltar ao topo da página