Como diminuir a pressão do olho

Como diminuir a pressão do olho

O aumento na pressão do olho originada por um acúmulo do líquido ocular é o detonante de uma doença conhecida como glaucoma. Esta condição produz uma deterioração nas fibras nervosas do olho, uma situação que se não for cuidada a tempo pode levar à cegueira. Para evitá-la, é conveniente reduzir a pressão ocular, algo que podemos conseguir com uma mudança em nossos hábitos alimentares e na rotina diária. Em umComo.com.br explicamos a você como diminuir a pressão do olho eficazmente e garantir assim a sua saúde ocular.

Passos a seguir:
1

Se foi diagnosticado com glaucoma, é muito importante seguir as indicações do médico e tomar a medicação própria para diminuir a pressão do olho. Ainda que alguns hábitos e soluções naturais possam favorecer a diminuição da pressão ocular, só um tratamento médico poderá controlá-la totalmente, evitando assim a degeneração das fibras nervosas e a cegueira.

2

O glaucoma é comum em pacientes que sofrem de diabetes e hipertensão, isto ocorre porque o aumento dos níveis de glicose no sangue e a pressão arterial alta aumentam também a pressão do olho. Deste modo, manter uma dieta adequada se você tem a pressão ocular elevada é muito importante.

Por isso, é recomendável:

  • Reduzir o consumo de gorduras e alimentos fritos. Doces, bolos e fast-food devem ser limitados ao máximo.
  • Diminuir a quantidade de sal nas comidas. Uma dieta com pouco sal ajudará você a manter a pressão sanguínea e ocular controlada.
  • Adicionar à sua dieta os vegetais de folha verde, como o espinafre, os brócolis ou a acelga, e as frutas, muito benéficas devido ao seu conteúdo de vitaminas e antioxidantes. Os alimentos ricos em vitamina A, como as cenouras, não podem faltar em suas refeições, pois ajudam a manter a saúde de seus olhos.
  • Evitar consumir alimentos estimulantes como o café, o álcool ou refrigerantes, pois devido aos seus ingredientes, este tipo de opções aumentam a pressão ocular, podendo agravar o problema.
  • Consumir alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e produtos com ômega 3, pois estes nutrientes fortalecem os nervos ópticos, diminuindo a deterioração produzida por esta condição.
3

Para diminuir a pressão do olho, é muito importante deixar de lado o sedentarismo e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana durante 30 minutos. Correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta ou realizar exercícios aeróbicos é muito benéfico para manter a pressão ocular controlada, além de nos ajudar também a reduzir a pressão sanguínea e garantir a saúde de nosso coração.

4

Diminuir os níveis de estresse é fundamental se deseja reduzir a pressão ocular. A tensão pode fazer com que a pressão sanguínea e ocular aumente, afetando os pacientes com glaucoma. Para isso, recomenda-se organizar a rotina diária da forma mais calma possível, e praticar algumas atividades ideais para diminuir a tensão como a ioga, o pilates, o tai-chi, ou os exercícios cardiovasculares mencionados anteriormente que são ideais para drenar o estresse eficazmente.

5

Além destas recomendações, existem dois remédios caseiros conhecidos por reduzir a pressão do olho que, consumidos junto com a medicação e uma boa alimentação e rotina de exercício, ajudarão você a prevenir a deterioração ocular originada pelo glaucoma.

Um deles é a infusão de funcho, que pode ingerir duas vezes ao dia, ou o ginkgo biloba, que pode tomar em gotas, cápsulas ou infusão. Estas alternativas servirão como complemento aos medicamentos e às recomendações mencionadas anteriormente.

6

Realizando mudanças em sua dieta e rotina, e seguindo as sugestões do seu médico, conseguirá reduzir a pressão ocular e manter uma visão saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a pressão do olho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.