Como diminuir a resistência à insulina

Como diminuir a resistência à insulina

Quando uma pessoa é diagnosticada com resistência à insulina, significa que o pâncreas produz insulina, mas o seu corpo não a está utilizando corretamente. Como resultado, as células dos músculos, a gordura e o fígado de uma pessoa não respondem à insulina da maneira adequada. A insulina é uma hormona que se produz no pâncreas. A insulina é o que ajuda o corpo a utilizar a glicose para obter energia. A resistência à insulina, também conhecida como pré-diabetes, é um problema muito sério. O desenvolvimento da diabetes pode se evitar por vezes com apenas algumas alterações simples no estilo de vida. As pessoas podem ajudar o seu organismo a utilizar a insulina de maneira mais eficiente ao serem fisicamente ativas, na correta eleição de alimentos e mantendo um peso saudável.

Passos a seguir:
1

Eleger alimentos saudáveis para comer é fundamental na diminuição da resistência à insulina. Para começar, o corpo resistente à insulina não utiliza a insulina da maneira mais apropriada. Os alimentos devem ser escolhidos de modo a que não contribuam para o problema de aumento dos níveis da glicose no sangue. Evite comer hidratos de carbono, pois estes estimulam uma grande quantidade de secreções de insulina depois de comer. Incluídos nos hidratos de carbono estão os alimentos que contêm grãos refinados brancos e alimentos e bebidas açucaradas. A melhor maneira de evitar os hidratos de carbono é utilizar os alimentos naturais, alimentos não processados, como carnes, frutas, verduras e gorduras monoinsaturadas, como as nozes, manteiga de amendoim e o azeite ou o abacate.

2

Planeie pelo menos 30 minutos de atividade física diária para ajudar as suas células a aumentarem a sensibilidade à insulina. Isto pode ser qualquer tipo de exercício físico, como por exemplo caminhar, correr, exercícios aeróbicos e treino de força. Varie as rotinas de exercício para que todas as partes do corpo sejam beneficiadas. Em conjunto com o aumento da sensibilidade das células à insulina, também terá benefícios emocionais e físicos.

3

Mantenha o seu peso no intervalo normal para a sua estatura. As pessoas com excesso de peso devem perder peso de maneira segura. Uma redução de apenas 10 por cento pode melhorar significativamente a sensibilidade das células à insulina. Perder peso pode ser atingido de modo segura com uma redução de apenas 500 calorias por dia.

4

Se esforce por se manter o mais afastado possível de situações de estresse, pois o cortisol aumenta os níveis de insulina. Também se recomenda a prática de exercícios de relaxamento e que durma o suficiente, de modo a conseguir diminuir os níveis já elevados de insulina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a resistência à insulina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se estes conselhos não forem suficientes para diminuir a resistência à insulina, consulte o seu médico.