Como diminuir o excesso de ferro no sangue

Como diminuir o excesso de ferro no sangue
Imagem: kakprosto.ru

O excesso de ferro no corpo humano é tóxico e pode provocar inúmeros problemas, entre eles a hemocromatose, doença causada por uma anomalia na absorção do ferro pelo corpo humano. O ferro, no entanto, é uma substância necessária para o nosso corpo e tanto a sua falta como o seu excesso podem causar problemas. O ideal é manter os níveis normais de ferro, que podem ser verificados em amostras de sangue.

De qualquer forma, neste artigo, umComo explica como diminuir o excesso de ferro no sangue, através de dietas e mudanças de hábitos. Confira!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, evite o consumo de bebidas alcoólicas. Boa parte dos problemas causados pela absorção de ferro no corpo são causados pelo excesso, ou apenas presença com demasiada frequência, do álcool no dia a dia.

2

O consumo de café, chá mate, preto e verde e até mesmo o leite durante as refeições é recomendado para pessoas que possuem excessivos níveis de ferro no sangue. O consumo destas bebidas não é recomendado para quem tem deficiência de ferro, pois diminuem a absorção desta substância pelo corpo humano.

3

Evitar alimentos industrializados enriquecidos com ferro, como os suplementos ou complexos vitamínicos.

4

Reduzir o consumo de alimentos ricos em ferro como as carnes vermelhas e alguns grãos como o feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha.

5

Ao consumir frutos do mar, lembre se de cozinhar muito bem. Além de outros problemas, os frutos do mar crus podem possuir uma bactéria chamada Vibrio vulnificus, letal para pessoas que possuem altos níveis de ferro no corpo.

6

Os alimentos podem eventualmente absorver algumas substâncias dos utensílios utilizados na sua confecção. Por este mesmo motivo, tente não armazenar os alimentos em materiais metálicos, como a cerâmica ou vidro.

7

E em último lugar, evite consumir alimentos ricos em vitamina C como a laranja, acerola, kiwi, limão, morango; principalmente se em conjunto com alimentos ricos em ferro, pois a vitamina C ajuda a absorver ferro.

Sugestão: O que é a ansocitose - Causas e valores

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir o excesso de ferro no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.