Hábitos saudáveis

Como diminuir o inchaço das mãos

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como diminuir o inchaço das mãos

Acorda de manhã, levanta da cama e quando vai para usar as mãos sente que estão demasiado grandes e tem uma ligeira sensação de dor. Olha bem para elas e lá está, aquele inchaço das mãos. O pânico se instala mas não é para tanto. O que está acontecendo é que as suas mãos acumularam líquidos durante a noite. E existem inúmeras razões para isso acontecer, desde causas ambientais, alérgicas, comida ou mesmo mentais. Nesse artigo do umComo vamos explicar como diminuir o inchaço das mãos.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar as mãos

Causas do inchaço

Primeiro que tudo se o problema é recorrente e diário, o melhor será consultar um médico para verificar se o problema não é pior do que pensa. Podendo esse inchaço ser um sintoma de uma doença. Segundo, existem algumas razões para que acorde de vez em quando com as mãos inchadas. Aqui fica uma lista de possíveis causadores de inchaço nas mãos:

  • Uma lesão nas mãos (fraturas, dedo quebrado);
  • Picada de inseto;
  • Mão que ficou presa na porta do carro;
  • Gravidez;
  • Má circulação sanguínea (pode ser sintoma de algum problema cardíaco).
Como diminuir o inchaço das mãos - Causas do inchaço

Diminuindo o inchaço das mãos

Agora que estamos desse jeito, tem de haver alguma forma de diminuir esse inchaço, afinal de contas precisamos de ir trabalhar, ir à escola, tratar da casa, fazer as compras, etc. Existem alguns comportamentos no entanto que podemos alterar na nossa vida para evitar ter esses problemas. São eles:

  • Faça exercício, do corpo e dos dedos. Exercício nem que seja um pouco, feito diariamente ajuda a circulação sanguínea, evitando que se acumule líquidos nas mãos.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada, e se sofrer de obesidade procure diminuir o peso visto que é um fator de acumulação de fluídos.
  • Todos os dias faça exercícios de elevação com as mãos e as pernas para que os líquidos acumulados sejam transportados para o sistema circulatório.
  • Evite o sal nas refeições visto que provoca a retenção de líquidos.
  • Verifique se não está a ter uma reação alérgica a alguma comida ou algum local que costuma frequentar.
  • Consulte o seu médico para perceber se não é um inchaço causado por infecção.
  • Mantenha a temperatura do quarto e do escritório amena para estimular a circulação sanguínea.
Como diminuir o inchaço das mãos - Diminuindo o inchaço das mãos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir o inchaço das mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como diminuir o inchaço das mãos