Como diminuir o suor excessivo nas axilas

Como diminuir o suor excessivo nas axilas

Apesar de muitas pessoas pensarem que este problema é um assunto de higiene, na realidade está mais relacionado com fatores glandulares ou hormonais do que com a higiene diária. A transpiração excessiva dá lugar à acumulação de bactérias que produzem um odor desagradável, afetando a autoestima de quem sofre com esta condição e causando também alguns constrangimentos. No umCOMO vamos lhe dar alguns truques caseiros bastante eficazes para saber como diminuir o suor excessivo nas axilas.

Passos a seguir:
1

A primeira recomendação para diminuir o suor nas axilas é lavar muito bem as axilas durante o banho. Muitas vezes o mau cheiro pode se dever a restos de sabão ou desodorizantes que se vão acumulando nessa zona, por isso certifique-se que depois do banho essa zona está bem limpa.

2

Como o mau cheiro pode se dever à acumulação de bactérias e fungos um bom remédio caseiro para controlar isso é misturar duas partes de vinagre de maçã e uma de álcool e aplicar todas as noites nas axilas com um pano bem limpo e deixar atuar enquanto dorme. Com o passar dos dias o odor deverá diminuir, pois os fungos e bactérias irão desaparecendo progressivamente.

3

O bicarbonato é um dos grandes aliados para evitar o mau cheiro nas axilas. Com as axilas bem secas aplique um pouco de pó de bicarbonato com um algodão, certificando-se que o espalha muito bem. Este é um dos remédios caseiros mais eficazes e ajudando também a manter as axilas livres de suor durante mais tempo.

Outro truque eficiente para evitar o mau cheiro nas axilas e manter a zona fresca, é misturar uma colher de sopa de bicarbonato com o líquido de um limão e aplicar depois do banho, os seus efeitos para controlar o mau cheiro são muito conhecidos. Além disso, o limão é ideal para eliminar as bactérias, facilitando uma limpeza eficaz da área.

4

O aloe vera além de ser ótimo para os problemas de pele também é um bom aliado para controlar o suor, um pouco do seu líquido será suficiente para controlar o cheiro e o suor, deixando as suas axilas muito mais frescas. Para isso, será suficiente aplicar um pouco de gel de aloe vera na zona a tratar 3 vezes por dia, de manhã, ao meio-dia e à tarde.

Se não tiver o gel, pode optar por cortar uma folha da planta e extrair o gel que encontrará no seu interior. Depois aplique-o diretamente e deixe secar de forma natural, não devendo eliminá-lo pois caso contrário não conseguirá o efeito que está procurando. O melhor é não se exceder com o gel para não ter uma sensação gordurosa nas axilas.

Neste outro artigo do umCOMO mostramos-lhe os benefícios do aloe vera para a pele.

5

Se o problema é suar demasiado, prepare então uma infusão com folhas de tomilho ou alecrim e aplique nas suas axilas depois do banho, o líquido vai ajudar a controlar a hiperidrose, diminuindo assim o suor nas axilas. Além disso, no nosso artigo como evitar o suor excessivo damos-lhe alguns truques para evitar o problema.

6

O suor excessivo também se pode tratar com sálvia, uma planta medicinal que atua como bactericida e anti-sudorífico, por isso reduzirá os maus cheiros e controlará o excesso de suor. Esta planta conta com propriedades antitranspirantes que permitirão manter longe esta condição e permitir que se sinta mais cômodo no dia a dia.

A melhor forma de aproveitar os benefícios da sálvia é fazendo um chá de sálvia e tomá-lo diariamente. Com esta prática conseguirá regular o excesso de suor diário e sentir-se melhor. Também pode aplicar o chá de forma tópica, ou seja, embeber um algodão nesta bebida e esfregá-lo nas axilas 2 ou 3 vezes por dia.

Neste outro artigo explicamos-lhe como usar a sálvia para a sudorese.

7

Outra boa forma de evitar o mau cheiro das axilas é usando limão, uma fruta adstringente que contribuirá com um toque aromático ao seu corpo ao mesmo tempo que luta contra as bactérias que se encontram nessa zona.

O limão é antibacteriano e antimicrobiano, pelo que eliminará qualquer agente que possa estar afetando o cheiro do nosso corpo e, para o fazer será suficiente cortar um limão e esfregá-lo diretamente nas suas axilas. Realize este tratamento todos os dias e notará como os maus cheiros diminuem.

Neste outro artigo explicamos-lhe como pode fazer desodorantes caseiros com produtos naturais.

8

Outra forma de poder evitar o mau cheiro nas axilas é usando o desodorante de cristal, ou seja, um tipo de desodorante natural que é feito com mineral de alúmen e que controla os maus cheiros. Atualmente é um dos produtos mais usados para tratar esta condição porque é completamente natural, além disso não mancha a roupa nem é aromático.

A forma de usar o desodorante de alúmen é molhando um pouco e esfregando-o sobre a zona a tratar. Ele irá protegê-lo de maus cheiros e não irritará a pele. Pode comprá-lo em qualquer loja de produtos naturais.

9

Além destas dicas para eliminar o mau cheiro das axilas, de seguida vamos lhe dar outros conselhos para as axilas cheirarem bem que lhe ajudarão a sentir-se melhor com o seu corpo durante todo o dia:

  • Use peças frescas e folgadas: evite roupa que seja demasiado justa ou de materiais sintéticos. O melhor é apostar em tecidos natural e que permitem respirar o corpo dando-lhe um pouco de abertura.
  • Coma bem: a alimentação está relacionada com o cheiro do nosso corpo, por este motivo é importante apostar em uma alimentação rica em frutas e legumes e, onde as especiarias ou os alimentos mais fortes não tenham lugar como a cebola, o alho, o álcool, etc.
  • Depile as axilas: outra recomendação importante é eliminar o pelo das suas axilas se quiser evitar o mau cheiro nesta zona do corpo. Desta forma, evitará que o suor fique ali acumulado e, ao fim de algumas horas, possa cheirar mal.
  • Use anti-transpirante: ao invés de desodorante, é mais recomendável que passe a usar estes produtos que permitem que a pele transpire e, por isso, o suor não fique acumulado sob uma camada de desodorante.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir o suor excessivo nas axilas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.