Como dormir com o nariz quebrado

Como dormir com o nariz quebrado

Todo aquele que em algum momento tenha sofrido alguma pancada no nariz, sabe o que é sentir uma dor como nenhuma outra e ainda mais quando o impacto recebido nos causa uma fratura e faz com que o nariz se quebre. Se sofreu um acidente em seu rosto que tenha acabado provocando uma rotura do nariz, com certeza que uma das grandes dificuldades que está tendo em seu dia a dia é poder dormir e descansar adequadamente. No seguinte artigo do umComo mostramos-lhe alguns conselhos sobre como dormir com o nariz quebrado que ajudarão você a melhorar esta situação e a lidar com o desconforto até se recuperar completamente.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que é importante destacar é que, ao receber uma pancada no nariz que cause danos e dor, devemos conhecer certos sintomas que se apresentam nesta situação. É muito comum em muitas pessoas sofrer um estado de choque posterior à pancada recebida, o qual pode durar até 20 minutos e a pessoa que o padece pode sofrer de enjoos e vômitos. Nem todo mundo passa por este estado de choque, mas caso ocorra, é uma reação normal do corpo após receber um impacto que cause uma rotura no nariz.

Após sofrer a pancada, é importante ir às urgências ou a um postos médico para tratar a dor, especialmente se existe algum tipo de sangramento. O sangramento deve-se a que o nariz conta com uma grande quantidade de vasos sanguíneos de tamanho diminuto, os quais podem sangrar com muita facilidade, e pode se apresentar de duas formas:

  • Sangramento nasal anterior: o sangue flui por uma ou ambas fossas nasais, e costumam ser as mais fáceis de controlar.
  • Sangramento nasal posterior: a origem do sangramento apresenta-se na parte superior do septo nasal, o que faz que o sangramento caia para a boca e para a garganta.
2

Além dos evidentes problemas que implica ter o nariz quebrado, uma das maiores dificuldades que se apresentarão durante o período de cura é dormir e descansar bem em uma postura horizontal após sofrer uma fratura nasal, já que isto pode chegar a ser um desafio, especialmente se ocorre sangramento de forma periódica.

Em caso de se apresentar um sangramento prévio a dormir, o que devemos fazer para começar é manter a calma, especialmente se ocorre em crianças. Sente-se e jogue a cabeça para frente, desta forma evitará que o sangue vá para a garganta, tentando também respirar sempre pela boca.

Já sentado, aperte suavemente o nariz pela parte macia (evitando tocar o septo), mantenha a pressão por uns 2 minutos, assegurando-se de que as fossas nasais permaneçam fechadas, depois liberte a pressão. Repita este processo até se assegurar de que o sangramento parou, pressionando e liberando a cada 2 minutos.

3

Evite deitar-se enquanto o sangramento permanecer. Se não pode parar o sangramento, aplique um pouco de frio na zona afetada, seja com uma compressa fria ou um pouco de gelo envolvido em um pano limpo para não provocar queimaduras na pele. A aplicação de frio durante uns instantes sobre o nariz quebrado é um bom método para parar o sangramento.

Pode ver mais conselhos eficazes consultando o artigo O que fazer no caso de uma hemorragia nasal.

4

Antes de se deitar para dormir, se pensa que a dor será um incômodo grave que não permitirá conciliar o sono, pode tomar alguma medicação para acalmá-la, como por exemplo um analgésico. Neste ponto, é aconselhável consultar um médico sobre qual será o medicamento mais recomendado, já que há alguns que podem gerar mais sangramento se tomados imediatamente após quebrar o nariz. O melhor é que seja um especialista quem se encarregue de tratar um nariz quebrado e que você siga todas as recomendações que ele lhe dê para se recuperar o mais cedo possível.

5

No momento de dormir com o nariz quebrado, é aconselhável fazê-lo de barriga para cima com o rosto apontando para o teto, usando almofadões para levantar a cabeça. Tente evitar dormir de lado, já que a pressão fará que o sangue flua para esse lado do rosto e acabe sangrando à noite.

Use almofadões em volta de sua cabeça, estes funcionarão como proteção se existirem objetos próximos que possa bater de noite, como por exemplo, as bordas do criado-mudo ou inclusive, se dorme com companhia, receber pancadas dos braços da outra pessoa.

6

Muitas pessoas costumam tampar o nariz na hora de dormir para evitar o sangramento. Se vai recorrer a este método, tente não tampar completamente a fossa nasal, uma vez que poderia ter risco de algum tipo de asfixia por sangue durante a noite.

Seguindo estes conselhos poderá dormir de forma cômoda, enquanto seu nariz se recupera aos poucos da fratura.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dormir com o nariz quebrado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Quando visitar o médico por um nariz quebrado, ele deverá realizar alguns exames para compreender a gravidade da pancada. Nestes exames determinará se somente se trata de uma pancada ou, caso contrário, se o nariz quebrado pode chegar a precisar uma intervenção manual para voltar a seu lugar, ou inclusive seja necessário recorrer a uma cirurgia corretiva.