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Como dormir melhor durante a gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dormir melhor durante a gravidez
Imagem: engravidar.net

As grávidas costumam ter problemas para dormir, entre outras causas, devido às mudanças hormonais, bem como pela dificuldade de encontrar uma posição cômoda à medida que a barriga cresce. Mas é indispensável dormir bem durante a gravidez, para descansar o necessário e poder estar bem durante o dia. É por isso que em umComo.com.br, damos algumas dicas para dormir melhor durante a gravidez.

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Passos a seguir:
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Ainda que durante os primeiros meses da gravidez este não seja o maior problema, a posição para dormir será um fator agravante conforme o processo de gestação avança. O mais recomendável é recostar-se de lado, tanto para sua comodidade e descanso como para a do bebê. No caso de estar habituada a dormir em outras posições (cabeça para cima ou para baixo), você terá que ir se habituando a deitar-se de lado.

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Além disso, você também poderá comprar uma almofada especial que será muito útil para assentar a sua barriga quando estiver na cama. Desta forma, poderá apoiar-se sobre ela e encontrar uma posição cômoda para dormir melhor.

Como dormir melhor durante a gravidez - Passo 2
Imagem: upababy.pt
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Tente não ingerir bebidas com cafeína (café, chá, bebidas energéticas, refrescos...) que possam afetar o seu sono. Não as ingira durante a tarde e muito menos quando a noite se aproxima.

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Da mesma forma, você deverá jantar alimentos leves para facilitar a digestão. Caso contrário, seu organismo precisará de mais tempo para assimilar os nutrientes e você poderá se sentir pesada quando for dormir.

Como dormir melhor durante a gravidez - Passo 4
Imagem: nutricion.pro
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Ainda assim, você não deve tomar muita água antes de ir dormir, para evitar ter que levantar durante a noite e interromper o sono. Por este mesmo motivo, deverá urinar sempre um pouco antes de ir dormir.

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Também será de muita ajuda para dormir melhor durante a gravidez o fato de estabelecer horários e rotinas, para que seu corpo se habitue a isso e regule seus horários de sono.

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Influenciará muito o lugar onde você dorme, devendo procurar um lugar tranquilo, sem muito barulho ou luz que possa interromper o seu sono. Também será necessário um local em que não faça muito frio ou calor.

Como dormir melhor durante a gravidez - Passo 7
Imagem: vivemujer.cl
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Para conciliar o sonho de forma mais fácil, evite realizar exercício físico ou atividades agitadas durante as últimas horas do dia. Em contrapartida, podem ser de muita ajuda as técnicas de relaxamento como o yoga ou ameditação... bem como as massagens ou tomar um duche antes de se deitar.

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Se ainda assim não conseguir dormir, não fique rolando na cama, levante-se e faça alguma atividade que ajude você a relaxar e dormir: ler, escutar música, etc.

Como dormir melhor durante a gravidez - Passo 9
Imagem: embarazo-online.com
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Caso os problemas de insônia persistam, consulte o seu médico para que ele faça um diagnóstico e possa recomendar um tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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