Partilhar

Como dormir rápido

Como dormir rápido
Imagem: insonia-durmabem.com.br

Muitas pessoas têm problemas em adormecer, ou porque tiveram um dia desgastante e com muito stress, ou porque no dia seguinte vão ter uma marcação importante e estão nervosos ou simplesmente porque têm dificuldades em adormecer. Apenas mudando alguns dos seus hábitos diários vai notar uma diferença no tempo que leva para dormir. O umComo explica algumas técnicas que o vai ajudar a dormir rápido.

Também lhe pode interessar: 5 Técnicas para dormir rápido - Funcionam!

Faça uma pausa

Se costuma ter dias muito atarefados em que mal consegue parar para almoçar e chega à cama e não consegue dormir logo é porque o seu corpo ainda está programado no ritmo alto que teve o dia todo. Antes de ir para a cama faça uma pausa de 45-60 minutos de relaxamento, ou a ver TV ou apenas a relaxar, para que o ritmo cardíaco e os níveis de ansiedade do seu corpo voltem ao normal.

Desta forma quando você for deitar o seu corpo estará num estado de calma e relaxamento e o processo de adormecer vai ser muito mais rápido porque já não necessita de diminuir o ritmo. Para ajudar neste processo de relaxamento pode tomar uma bebida quente (chocolate quente, chá, leite) para acalmar o seu metabolismo e manter a temperatura corporal confortável. Este é um dos melhores conselhos para que consiga dormir rápido.

Como dormir rápido - Faça uma pausa
Imagem: u-note.me

Tome um banho quente

O banho pode ser muito relaxante. Poderá tomar banho de banheira ou de duche, consoante o seu tempo. Ao tomar vai sentir a pele e o corpo revitalizada e vai ajudar a aumentar a temperatura do seu corpo o que vai fazer com que os seus músculos fiquem menos tensos e quando for para a cama nem vai notar que adormeceu.

Não se aconselha os duches nem muito quentes nem muito frios antes de dormir porque farão despertar os seus sentidos e será mais difícil conseguir dormir rápido. Estas temperaturas são mais indicadas para quando acorda para que fique com energia para enfrentar o seu dia.

Como dormir rápido - Tome um banho quente
Imagem: closetonline.com.br

Faça algumas mudanças no seu quarto

Na tentativa de encontrar um ambiente mais relaxante e confortável quando chegar a hora do repouso, comece por fazer algumas mudanças no seu quarto, isso ajudará a dormir rápido. Para começar tente ter as coisas arrumadas de forma a criar alguma concordância de espaço. Arrume as suas roupas no roupeiro, dê um jeito na secretária e mantenha os lençóis da cama no sítio. São pequenos passos que não tomam muito do seu tempo e que vão ajudar a manter o equilíbrio quando entrar nele.

O corpo quente e o quarto fresco são uma combinação perfeita para o conforto. Se tiver algum termostato ou AC no quarto tente programá-lo entre os 18º e os 20º Celsius antes de se deitar para que quando for a hora o quarto atingir a temperatura ideal para o ajudar a descansar.

São vários os aparelhos que emitem luminosidade e isso causa perturbações que tornam difícil a tarefa. Tente diminuir a luz que esses aparelhos emitem e vai ver que vai notar diferença. Se gostar de ler ou escrever algo antes de adormecer basta ter a luz do candeeiro de cabeceira ligada para não afetar a sua visão, ter a luz principal ligada é um desperdício de energia e faz com que o seu cérbero fique desperto por mais tempo.

Não só a luz perturba mas também os ruídos indesejados. Antes de se deitar desligue todos os aparelho que não necessitar, como computador, televisão e outros gadgets para que não encontre ruídos nem que acorde durante a noite.

Dica: deixe a cortina da janela um pouco aberta para que na manhã seguinte consiga acordar com pequenos raios de sol a iluminar o quarto.

Como dormir rápido - Faça algumas mudanças no seu quarto
Imagem: contrudeia.com

Respirar bem ajuda

Por fim deixamos-lhe alguns truques que podem se tornar hábitos já quando está deitado. Tente controlar a respiração para o corpo ficar equilibrado. Sugerimos que se concentre e não mude muitas vezes de posição porque está a acelerar o seu sistema e a sua respiração vai ficar mais intensa. Basta inspirar uma boa quantidade de ar e expirar devagar, controle estes movimentos durante alguns minutos e notará a diferença.

Se, quando está em casa, passa a maior parte do seu tempo em cima da cama mude isso. Substitua a cama pelo sofá, desta forma o seu cérbero assimilará que a cama é apenas para dormir e não para passar tempo.

Se gosta de dormir com roupa escolha um tipo confortável para que não seja incômodo durante a noite e cause desregularidade. O fato de usar meias vai fazer com que os seus vasos sanguíneos fiquem dilatados e que a temperatura das extremidades do seu corpo fique quente e isso torna o corpo mais relaxado.

Por último, a escolha de uma boa almofada também é uma medida importante que vai evitar que você não vire e torne a virá-la de forma a arranjar a melhor posição para repousar sua cabeça.

Sugestões

Se gostou deste artigo, pode consultar mais em umComo.com.br. Consulte também os links abaixo que podem interessar-lhe:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dormir rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como dormir rápido

1 comentário
Jussara Vaz Tavares
Nossa amei as dicas eu não tenho nenhum problema para dormir ao contrário durmo até de mais se deixar kkkk. Mas meu marido tem insônia e passa dias sem dormir já foi ao médico e nada, vou incluir algumas dicas daqui para tentar ajudá-lo obrigado pelas dicas Beijos da Ju a Tavares
João Santos
Obrigado pelo feedback. Se tiver alguma dúvida em que possamos ajudar, contacte-nos. O umComo agradece Ju Tavares!

Como dormir rápido
Imagem: insonia-durmabem.com.br
Imagem: u-note.me
Imagem: closetonline.com.br
Imagem: contrudeia.com
1 de 4
Como dormir rápido

Voltar ao topo da página