Como drenar líquido do ouvido

Como drenar líquido do ouvido

Uma infeção do ouvido pode ocorrer, por vezes, depois de um resfriado ou de uma infeção nas vias respiratórias superiores. Isto resulta numa acumulação de líquido no ouvido médio, o espaço mesmo por detrás do tímpano. A trompa de Eustáquio, que liga o ouvido médio à garganta, tapa-se e o líquido não drena por si próprio. Isto pode causar perda de audição temporal, um leve incômodo e, inclusivamente, dor aguda, como resultado do fluido que é empurrado contra o tímpano. Os médicos recomendam três métodos básicos para a drenagem de líquido do ouvido. Por ordem, estes métodos são os seguintes: esperar, tomar antibióticos e inserir instrumentos no tímpano. Vários fatores ajudam a determinar qual o método a aplicar, entre os quais a longevidade da acumulação e a gravidade dos sintomas.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Consulte o seu médico. O líquido no ouvido médio, ou otite média com efusão (OME), é uma infeção causada pelo resfriado comum.

2

Considere o uso de descongestionantes e antibióticos receitados pelo seu médico. Na maioria dos casos, isto elimina a infeção e, por acréscimo, elimina a acumulação de líquido no ouvido, em poucos dias. O líquido é drenado através das trompas de Eustáquio e do nariz.

3

Peça aconselhamento ao seu médico sobre tomar um medicamento que contenha cortisona, como por exemplo a prednisona ou o Medrol. Isto serve normalmente para as pessoas que têm problemas com os seus senos regularmente. Mais uma vez, alguns dias de tratamento normalmente fazem desaparecer a acumulação de líquido no ouvido médio. Medrol e prednisona são medicamentos sujeitos a receita médica e só pode tomá-los como parte de um plano de tratamento idealizado pelo médico.

4

Cirurgia menor realizada por um otorrinolaringologista. O médico colocará um pequeno tubo no tímpano através de uma incisão. Depois de algumas semanas, o líquido deve estar completamente drenado do ouvido médio.

5

Consulte um médico quiropata. As técnicas de um quiropata para drenar o líquido do ouvido médio incluem massagem do palato e realinhamento da mandíbula e do pescoço.

6

Use uma compressa quente, pressionando-a contra a sua orelha, como um remédio natural.

7

Considere a possibilidade de esperar. A maioria das pessoas descobre que isto funciona muito bem e que, com o tempo, o líquido filtra-se normalmente através da trompa de Eustáquio, ainda que possa demorar até nove meses.

Veja também: Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como drenar líquido do ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Um bom estado de saúde desconsidera por vezes o tratamento de problemas específicos de saúde. Assegure-se de que está a beber muita água, faça uma dieta equilibrada e faça exercício todos os dias. O seu corpo pode saber como drenar o líquido no ouvido por si mesmo. Só tem que lhe dar as ferramentas adequadas para ele trabalhar.
  • Para algumas pessoas, nada pode funcionar para drenar o líquido do seu ouvido médio, e a espera pode ser o único remédio.