Como é a cirurgia para hemorroidas

Como é a cirurgia para hemorroidas

Normalmente, fala-se de hemorroidas quando as veias do plexo hemorroidal se dilatam, se convertendo em varicosidades, que posteriormente se recobrem de epitélio escamoso modificado. As hemorroidas devem ser prevenidas e se não for suficiente a prevenção, devemos fazer um tratamento suave, e se nem assim eliminarmos as hemorroidas, devemos fazer uma cirurgia. A seguir, em umComo vamos explicar para você como é a cirurgia para hemorroidas.

 

Cirurgia Menor das hemorroidas

Há várias técnicas de cirurgia menor (que não precisam de anestesia geral): escleroterapia, fotocoagulação com infravermelho ou com laser, eletrocoagulação, criocirurgia e ligadura elástica (LE).

  • A Ligadura Elástica (LE) se mostra superior ao resto das técnicas de cirurgia menor, pois é o tratamento de escolha em hemorroidas de graus I a III.
  • A fotocoagulação com infravermelho pode ser tão eficaz como a LBE Escleroterapia nas hemorroidas de grau I a II.
  • Não há evidência suficiente para avaliar a eficácia da escleroterapia (por si mesma), a fotocoagulação com infravermelhos ou com laser, a eletrocoagulação ou a criocirurgia.

Conclusões: as técnicas de cirurgia menor estão indicadas em hemorroidas de grau I a III. A ligadura elástica parece superior ao resto das técnicas de cirurgia menor.

Técnicas cirúrgicas maiores

Técnicas cirúrgicas: Hemorreidectomia fechada, hemorroidectomia excisional aberta e a hemorroidectomia com grampos, ligadura da artéria hemorroidal.

  • Hemorroidas de Grau III:
    • A hemorroidectomia tem demonstrado melhores taxas de resposta a longo prazo em hemorroidas grau III, mas também se associou a mais complicações (infecções, sangramento), mais dor e maior ausência no trabalho que a ligadura elástica (LE). De qualquer das formas, a satisfação e a aceitação do paciente parecem ser similares em ambas as técnicas.
    • A escolha, portanto, deveria implicar a preferência do paciente: a cura completa dos sintomas a longo prazo (hemorroidectomia) em frente às menores complicações da técnica menor (LE).
    • Outros autores apontam a que a hemorroidectomia deve ser reservada para pacientes que não respondem à ligadura elástica.
  • Hemorroidas Grau IV:
    • A hemorroidectomia excisional aberta pode ser tão eficaz como a hemorroidectomia fechada, produzindo similares efeitos adversos e complicações.
    • A hemorroidectomia com grampos é uma nova alternativa para aquelas pessoas com um prolapso hemorroidal importante, ainda que os efeitos secundários possam ser maiores que a hemorroidectomia fechada ou excisional aberta.
    • Outra técnica a ser avaliada é a ligadura hemorroidal arterial ou dearterialização hemorroidal transanal, ainda que façam falta dados de estudos a longo prazo para estabelecer seu lugar na terapêutica.

Conclusões da operação das hemorroidas

A hemorroidectomia está indicada nas hemorroidas de grau IV e naqueles pacientes que não respondem a técnicas de cirurgia menor. Além disso, nas hemorroidas de grau III pode se avaliar a hemorroidectomia. A hemorroidectomia com grampos é uma nova alternativa para aquelas pessoas com um prolapso hemorroidal importante, ainda que os efeitos secundários pareçam maiores. Aqui deixamos a você um artigo sobre como curar as hemorroidas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a cirurgia para hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.