Como é a consulta no ginecologista

Como é a consulta no ginecologista
Imagem: clickgratis.com.br

É comum sentir um friozinho na barriga e um certo medo na primeira consulta no ginecologista mas, meninas, sem neuras e vergonha na hora de consultar o ginecologista. Este é o momento que você tem de esclarecer suas dúvidas e verificar se você está se desenvolvendo adequadamente. Se você quer saber como é a consulta no ginecologista, veja as dicas que preparamos para você em umComo.com.br.

A adolescência

É essencial que as meninas conheçam seu corpo e as transformações que nele acontecem durante a adolescência, assim elas poderão agir de forma mais inteligente e saudável.

A primeira consulta no ginecologista é algo natural e que não deve ser permeado por sentimentos de medo e incertezas.

Porque ir ao ginecologista

A visita ao ginecologista irá te garantir saúde, tire todas as dúvidas que você possui a respeito do seu corpo e sobre a sexualidade, tire esses questionamentos que ficam sempre rondando sua cabeça e não tenha vergonha de fazer perguntas, ele é a melhor pessoa para te dar essas informações e irá respondê-las como profissional.

Quando ir ao ginecologista pela primeira vez

A primeira consulta no ginecologista deve ocorrer em torno dos 12 anos, essa época caracteriza o início da puberdade uma fase onde a menina sofre várias mudanças em seu corpo e personalidade que indicam a passagem da fase de menina para que ela se torne mulher.

Nesse período da puberdade, que vai aproximadamente dos 12 aos 15 anos, o corpo da menina ganha novas formas, há desenvolvimento dos seios, nascimento de pelos na região pubiana e a primeira menstruação. Nesse momento é essencial que haja a consulta a um ginecologista, ele é o profissional mais indicado para esclarecer suas dúvidas e tratar algum possível distúrbio hormonal.

Fonte da imagem: clickgratis.com.br

O que acontece na primeira consulta

A primeira consulta no ginecologista é mais uma conversa, ele irá conversar com você procurando te conhecer melhor e esclarecer suas dúvidas. Ele perguntará sobre:

  • Sua infância;
  • Enfermidades sofridas pela sua família;
  • Hábitos de vida diários (alimentação, prática de atividade física e outros...);
  • Data de sua primeira menstruação e outras informações referentes ao seu ciclo menstrual (se você sente cólicas muito fortes, se seu ciclo menstrual é regular, se seu fluxo é muito intenso ou é pouco, quantos dias dura e outras informações pertinentes).

Responda a todas as perguntas que ele te fizer e jamais minta, diga a verdade, por meio de suas respostas será possível a avaliação de sua situação de saúde, só assim ele poderá te indicar as melhores medidas para solucionar seus problemas e te garantir um bem estar maior.

E para te aliviar ainda mais tenho que contar algo a vocês muito importante meninas: vocês não precisam ficar preocupadas com o fato de ele poder contar a conversa que você teve com ele para sua mãe, como profissional a conversa que você teve e todos os assuntos tratados durante a conversa ficarão só entre você e ele, o código de ética da profissão obriga que ele execute o sigilo profissional absoluto sobre todas as informações que o paciente mencionou. Ele somente comunicará seus pais em casos que representem risco de morte, por isso, pode confiar nele para fazer suas perguntas!

Os exames ginecológicos

Se o ginecologista for te examinar, poderá proceder de duas formas:

Se você for virgem ele irá examinar seus seios para verificar presença de alguma alteração, seu abdômen para ver se o volume apresentado está normal e irá verificar a presença de alterações em sua vulva (não se preocupe que o exame é feito sem nenhuma dor, ele apenas irá olhar para ver se tem algo de errado).

Se você não for mais virgem além dos exames citados acima, ele poderá realizar exames como o papanicolau e toque, fique calma pois não causará nem uma dor, o papanicolau é de extrema importância e pode detectar a presença de vários micro-organismos e doenças.

Sugestão: Pode ter relações antes de fazer o exame papanicolau?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a consulta no ginecologista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Fiquem tranquilas e consultem o ginecologista regularmente, e depois da primeira consulta, voltem aqui para contar para gente como foi! Será um prazer ouvir a sua opinião!