Partilhar

Como é a dieta gourmet

Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 julho 2019
Como é a dieta gourmet
Imagem: dietagourmet.com

A dieta gourmet é um novo método para atingir o nosso peso ideal mas sem deixar de lado o prazer de comer e sem passar fome. A doutora Ana Luzón, após 20 anos de experiência como nutricionista, juntou uma série de receitas que faz as pessoas emagrecerem ao mesmo tempo que aproveitam a gastronomia. Ela criou uma dieta equilibrada onde nenhum alimento é recusado, simplesmente é misturado adequadamente e sempre nas quantidades corretas. O método Luzón, além disso, aconselha quais são os pratos que você deve pedir em qualquer tipo de restaurante (sem pular as normas que é para não engordar o que você já perdeu), assim como truques para poder comer os famosos "alimentos proibidos". Se quer saber mais coisas sobre como é a dieta gourmet, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Como é a dieta do golfinho

Em que consiste a dieta gourmet?

A base da dieta gourmet consiste em mudar de atitude e elaborar novos hábitos de alimentação para desenvolver uma conduta sem frustrações no dia a dia e saudável ao mesmo tempo. Desta forma, o método Luzón propõe criar pratos com uma estética de dar água na boca e comum da alta cozinha, mas com ingredientes saudáveis e corretamente combinados. O bom gosto que tentamos ter na hora de se vestir, por exemplo, temos que refletir também na comida. A base da dieta gourmet consiste em desfrutar comendo, sem pensar no número de calorias, nos alimentos proibidos, sem comer por obrigação, comer de forma moderada, sem pressa, reduzir as quantidades ingerindo o que nosso organismo precisa, e não mais do que isso. Prepare uma mesa bonita, decore seus pratos com gosto e sofisticação e coma tranquilo, sem pressa, degustando cada pedacinho. A atitude é fundamental para reduzir seu peso.

Ana Luzón afirma que o ritmo adequado de perda de peso é 1 quilo por semana, pois o objetivo é reduzir a gordura corporal e não a musculatura. Ela realça a importância do esporte e do exercício físico para ficar em forma, evitar ter uma pele flácida, e obter os resultados esperados.

Alimentos permitidos na dieta gourmet

A dieta gourmet permite ingerir todos os alimentos, sem excluir nenhum deles. Desta maneira vemos como é possível manter um peso ideal sem sofrer com dietas estritas e sem ter que evitar comer nossos pratos favoritos. O segredo do método Luzón não está no que comemos, e sim na forma como o fazemos. Um mesmo alimento pode engordar ou não em função de como o comemos. Por exemplo, uma pizza pode aumentar nosso peso se comemos sentados no sofá e vendo a televisão, porque nosso cérebro não está concentrado na atividade de comer. Ao invés disso, se comermos sentados na mesa e conscientes de que estamos comendo uma pizza deliciosa, nosso organismo trabalhará melhor.

A monotonia gastronômica acaba frustrando as pessoas e criando mal-estar, por isso a dieta gourmet propõe dietas equilibradas onde encontramos todos os nutrientes necessários, e ela anima a decorar os pratos com verduras ou legumes, por exemplo, para dar um toque de sofisticação e fazer a comida mais apetitosa. Assim, propõe pratos como sopa de verduras com frutos do mar, peixe espada com cebola, aspargos com bechamel e queijo ou sorvete de chocolate. Cada um dos alimentos traz inumeráveis benefícios ao organismo, como vitamina B12, ômega 3, propriedades antioxidantes, etc. É por isso que a dieta gourmet não recusa nenhum e inclui todos em seus planos nutricionais assegurando uma vida saudável.

Como é a dieta gourmet - Alimentos permitidos na dieta gourmet
Imagem: nutricion.pro

Plano nutricional segundo a dieta gourmet

O método Luzón propõe planos nutricionais onde as diferentes comidas do mundo se combinam, dando lugar a pratos exóticos e diferentes. Assim, você pode optar por um delicioso chá exótico para o café da manhã, um café aromático ou leite acompanhado de cereais integrais com morangos e nozes picadas ou um ovo cozido com pão de centeio tostado. E, se você não gosta disso, a fruta é uma alternativa excelente! como por exemplo uma fatia de melão com uma fatia de presunto ou uma tigela com frutas variadas picadas.

Lembre-se que devemos fazer 5 refeições por dia, por isso na metade da manhã coma uma barrinha de cereais de soja e sésamo, uma ou duas frutas, um copo de suco de pomelo ou limão e 5 nozes ou um iogurte desnatado com 10 amêndoas, por exemplo.

Para o almoço não se prive de seus alimentos favoritos e escolha um delicioso caldo de alho-poró, uma salada de espinafre com abacaxi, lombo de merluza, amêijoas com molho verde com ervilha e batata ou beringelas recheadas gratinadas e uma tigela de arroz selvagem com molho de tomate, por exemplo. A meio da tarde não hesite em comer alguma coisa com chocolate amargo ou chocolate ao leite. O chocolate é um ótimo antioxidante que não devemos retirar das nossas dietas.

E para jantar, experimente comidas mais leves porque não é recomendável jantar pesado antes de dormir. Por isso, peito de peru com aspargos verdes, purê de abóbora e cogumelos mexidos com presunto, caldo de alho-poró, espinafre ao creme com ovo mexido, talharins com cogumelos, ou acém à pimenta são excelentes opções.

Não se esqueça de beber pelo menos 2 litros de água por dia! Estar bem hidratado é fundamental para ter uma vida saudável, e além da água, os sucos de frutas e verduras diferentes, os diferentes tipos de cafés e chás do mundo e o vinho tinto são algumas das bebidas que não podem faltar na nossa dieta gourmet. A qualidade dos alimentos deve estar por cima da quantidade. Assim, o método Luzón aconselha ingerir alimentos frescos e frutas de temporada.

As vantagens da dieta gourmet

A vantagem mais clara que a dieta gourmet apresenta é que permite a você emagrecer sem deixar de comer, e o mais importante, sem deixar de desfrutar do prazer da gastronomia. A atitude é fundamental e muitos estudos demonstram que as pessoas que comem de tudo em quantidades moderadas, com um ritmo adequado e saboreando cada bocado vivem melhor, por mais tempo e com um peso ideal para sua constituição corporal. Ana Luzón adaptou todas estas fórmulas e criou a dieta gourmet para que todo mundo possa fazê-la reduzindo seu peso sem sofrimentos, frustrações e fugindo da monotonia nutricional. É claro, sem exercício constante nem responsabilidade e acompanhamento da dieta, o resultado desejado não será possível.

Como é a dieta gourmet - As vantagens da dieta gourmet
Imagem: planetabranding.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a dieta gourmet, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Lembre-se que para que uma dieta seja eficiente ela deve ser complementada com exercício físico.

Escrever comentário sobre Como é a dieta gourmet

Como é a dieta gourmet
Imagem: dietagourmet.com
Imagem: nutricion.pro
Imagem: planetabranding.com
1 de 3
Como é a dieta gourmet

Voltar ao topo da página