Como é a dor de artrite

Como é a dor de artrite

Com o passar dos anos e o envelhecimento do nosso organismo, aparecem os sintomas de dor e rigidez em nossas articulações. O desgaste dos ossos, cartilagens, tendões ou tecidos em certa idade produzem inchaço, peso e perda de mobilidade. Com a velhice aparecem dores que não ocorrem durante a juventude e devemos aprender a conviver com elas. Em umComo explicamos a você como é a dor de artrite. Se você sente as suas articulações doloridas, se lhe custa caminhar ou tem as extremidades inchadas, estas são evidências de que está sofrendo dessa doença. Preste atenção!

Passos a seguir:
1

No geral, a artrite costuma ser causada por uma inflamação dos tecidos que cobrem as nossas articulações. Ainda que existam diversos tipos de artrite, como veremos a seguir, os sintomas que se manifestam, são por norma dor, vermelhidão, inchaço e rigidez.

2

Deve saber que a artrite não é uma doença isolada, mas que pode conviver com muitas outras. Não obstante, as dores que esta doença provoca devem ser aceites e enfrentadas, pois é mais um sintoma da velhice e não impede, a quase ninguém, de fazer as atividades diárias e cotidianas, ainda que nos sintamos mais vagarosos, rígidos e um pouco mais doloridos.

3

Os tipos mais comuns de artrite são:

  • Osteoartrite: é a mais comum, pois surge com o passar dos anos, e afeta os dedos, joelhos e quadris. Além disso, se quando era jovem sofreu uma lesão, esta artrite costuma se desenvolver nessa zona.
  • Artrite reumatoide: ocorre quando o sistema de defesa corporal não responde adequadamente. Esta artrite afeta tanto as articulações quanto os ossos. A dor e o cansaço são mais fortes que na osteoartrite.
  • Gota: produz-se devido a uma acumulação de cristais (sais) em alguma parte do corpo como, por exemplo, o dedão do pé.
4

A dor é uma clara manifestação de que algo está acontecendo em nosso corpo. No caso da artrite, os sintomas se combinam em uma dor articular e um mal-estar conjunto. Além dos sintomas gerais que vimos anteriormente, a artrite pode implicar no paciente em perda de peso, febre, urticária (vermelhidão e coceira) e inclusive dificuldade para respirar, o que pode estar associado à perda de mobilidade.

5

Se você sente alguns dos sintomas anteriores, não hesite em ir ao seu médico. Pois estes sintomas são muito comuns e podem ser sinal de muitas outras doenças ou de problemas de saúde diversos. O especialista determinará o tipo de artrite que você tem e poderá dar as regras e o tratamento adequado para superar e diminuir as dores.

6

Se com os medicamentos receitados pelo médico não sente uma melhora total, os seguintes conselhos podem ajudar você a superar essas dores. Realizar alguns alongamentos ou exercícios como o pilates ou o ioga podem ajudar a reduzir a dor articular. Também é aconselhável tomar banho de água morna ou colocar gelo sobre a zona dolorida localizada para reduzir o inchaço e a dor. Além disso, é imprescindível não forçar a articulação e mantê-la descansada. No seguinte artigo pode ver Como tratar a artrite com remédios naturais.

7

Se deseja evitar o aparecimento da artrite ou reduzir os seus sintomas caso já sofra dela, preste atenção às seguintes considerações. Tratar de controlar o excesso de peso, fazer exercício moderado (caminhadas, ioga, pilates...) e seguir as orientações do seu médico perante qualquer dor ajudará você a combater muito melhor esta doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a dor de artrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.