Como é a dor de hemorroidas

Como é a dor de hemorroidas

As hemorroidas são umas almofadinhas que se formam nos vasos sanguíneos que rodeiam o canal do ânus. Quando estes vasos se dilatam, ficam grandes e costumam provocar um mal-estar localizado. É uma doença que afeta muitas pessoas, tanto homens como mulheres, e está acompanhada de dor, coceira e, em alguns casos, sangramento ao defecar. No seguinte artigo de umComo explicamos a você como é a dor de hemorroidas.

Passos a seguir:
1

Existem dois tipos de hemorroidas e seus sintomas variam um pouco segundo a sua localização. As hemorroidas internas produzem-se dentro do ânus e não são visíveis. Este tipo de hemorroidas não produz dor, mas pode produzir sangramentos da mesma forma. Em casos mais graves ou avançados, podem chegar a sair para o exterior de forma ocasional ou contínua, provocando incômodos como prurido ou ardor.

2

As hemorroidas também podem ser externas e os incômodos são um pouco diferentes. Formam-se fora do ânus e podem produzir dor e queimação. Uma forma de saber com clareza que se trata de hemorroidas é porque se costuma formar um nódulo duro de cor violeta e bastante doloroso na parte externa do ânus, que quando racha, sangra. Se a hemorroida é externa, dói e incomoda mais do que quando é interna. Ainda que quando se localiza dentro, costuma produzir maiores sangramentos.

3

Quando se sofre de hemorroidas, o mais habitual é que quando se usa o banheiro, se veja um pouco de sangue. Em relação à dor, ainda que não seja um problema muito grave, sim elas doem, sobretudo se se apresenta alguma complicação adicional. As hemorroidas podem chegar a sair do lugar e voltar depois ao interior do ânus. Mas existem casos mais complexos nos quais a recuperação ao seu estado inicial não é tão fácil, e pode ocorrer o que se conhece como prolapso, provocando o aparecimento de um nódulo no ânus que é muito doloroso. Se a hemorroida fica presa no ânus, a inflamação é considerável e a dor intensa.

4

As hemorroidas são inflamações da mucosa anal, que são causadas pela prisão de ventre, por um aumento do esforço do ventre, pelo excesso de peso e inclusive pela debilidade congênita do tecido conjuntivo.

Para prevenir ou aliviar seus sintomas de ardor, inchaço, sangramento e inclusive o escasso esvaziamento intestinal, convém realizar algumas mudanças de hábitos. Deve se mexer e se cuidar, fazendo exercício, dieta saudável e rica em fibra para reduzir os sintomas que produzem as hemorroidas. As pomadas e supositórios ajudarão a reduzir a inflamação quando as consequências são leves, mas se a dor for crescendo afetando os vasos sanguíneos e inflamando o tecido próximo, nestes casos deve se recorrer a um tratamento para eliminar os danos cirurgicamente. No artigo Como tratar as hemorroidas pode encontrar toda a informação necessária para se recuperar desta doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a dor de hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.