Como é a primeira menstruação após o parto

Como é a primeira menstruação após o parto

Muitas mulheres que acabam de ser mamães estão preocupadas por saber como será a primeira menstruação após o parto e, principalmente, quando ela virá. Existem diferentes casos dependendo de se a mamãe deu de mamar ao seu bebê, se a amamentação materna foi exclusiva e por quanto tempo foi assim. Estes fatores influenciam de forma decisiva no retorno da menstruação da mamãe, mas o normal é que entre o terceiro e o sexto mês após dar à luz, a menstruação volte a aparecer na vida da mulher. No umComo explicamos-lhe com mais detalhes como é a primeira menstruação após o parto.

Passos a seguir:
1

Quando a mamãe deu o peito de forma exclusiva ao seu bebê, é possível que a menstruação não volte a vir até 6 meses depois do parto, aproximadamente. No entanto, as mamães que não deram o peito ao seu bebê ou o alternaram com leite artificial, o mais certo é que após 8 semanas, aproximadamente, elas voltem a ter a menstruação.

2

A prolactina é um hormônio gerado quando a mamãe dá o peito ao bebê e este hormônio é o encarregado de produzir as mudanças menstruais no ciclo das mulheres. A amamentação é portanto um fator decisivo na hora de estabelecer a menstruação depois do parto.

3

A primeira menstruação que aparece depois do parto não é uma menstruação como as de antes, é um pouco diferente. O fluxo costuma ser um pouco mais espesso, inclusive pode ter uma cor um pouco diferente, assim como um cheiro mais intenso. Não deve se preocupar, é o mais normal pois o seu corpo viveu uma gravidez e um parto e precisa de tempo para se recuperar.

4

A primeira menstruação após o parto também não costuma ser muito dolorosa e, no começo, costuma ser muito irregular. Estes transtornos são muito comuns após o ciclo que a mulher grávida viveu.

5

A irregularidade é uma característica muito comum e se antes de ficar grávida era uma mulher com um ciclo menstrual muito pontual, não estranhe se agora for diferente. Seu corpo precisa de um pouco de tempo para voltar a funcionar da mesma maneira.

6

O mais normal é que o corpo da mulher precise de 9 a 12 meses para se recuperar e que a menstruação volte a ser como era antes. Por isso, não seja impaciente nem se preocupe muito até que esse tempo passe. Lembre-se que esteve 9 meses grávida e passou por um parto; seu corpo viveu muitas mudanças.

7

E os gases? Saiba como aliviar os gases pós-parto!

8

Lembre-se também que se tiver qualquer dúvida ou suspeita de que algo não vai bem, pode sempre consultar seu ginecologista para um exame e para tirar as suas dúvidas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a primeira menstruação após o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.