Partilhar

Como é acordar de um coma

Por Bruno Garcia. Atualizado: 21 março 2019
Como é acordar de um coma
Imagem: baomoi.com

Um dos sinais mais graves em qualquer doença ou acidente, o coma intriga médicos e ainda mais as outras pessoas, principalmente as que acompanham de perto algum parente ou amigo que esteja passado por essa situação. E as perguntas se acumulam enquanto o doente passa por esse estágio, inevitavelmente levantando a melhor, ao menos a mais alegre, como é acordar de um coma? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?
Passos a seguir:
1

Primeiramente é importante entendermos o que é o coma, o que acontece com o paciente durante esse período para que possamos tentar entender como é superar esse momento, como é acordar de um coma.

O coma ocorre sempre em estados graves, seja de doenças seja de grandes traumas, acidentes, que debilitam o corpo enormemente. Geralmente ele ocorre por que a doença está atacando o sistema nervoso central. Nesse momento não é incomum que a pessoa não responda a nenhuma estímulo externo, uma situação muito angustiante para quem está de fora, aguardando uma reação que traga algum sinal de que o paciente está se recuperando.

É comum se comparar o coma com o sono, como se estar em coma fosse o mesmo de se estar dormindo profundamente, o que não é verdade. Durante o sono o cérebro entra em ciclos de atividades cerebrais, de maior ou menor atividade de regiões específicas do cérebro, enquanto o coma tende a, em geral, ser uma constante das atividades cerebrais.

Apesar de não responder a estímulos isso não quer dizer que esses estímulos não sejam percebidos de alguma maneira pelo paciente, existem diversos relatos de pessoas que ouviram conversas durante seu período em coma, o que de certa forma segue de conforto para os familiares de que a pessoa pode estar ouvindo o que se diz enquanto está em coma.

2

Já vimos que o coma não é como estar dormindo, mas como é acordar de um coma?

Existem muitas perguntas a serem respondidas ainda, mas até agora o que mais próximo se chega de compreender o fim de um coma é que ele se assemelha muito com o despertar de um sono profundo, apesar das diferenças já vistas entre esses dois estágios.

No entanto existe uma grande diferença: o motivo das duas coisas. O sono é causado pela necessidade de repouso do cérebro, o coma é causado por dano direto ou por doença, o que faz com que o acordar de um coma possa ser acompanhado de sequelas e confusão mental.

3

Imagine acordar um dia e seus filhos serem mais velhos, sua voz estar diferente, ou ainda sua visão mudou, seu corpo está mais magro, ou qualquer outra mudança significativa. É altamente improvável que isso ocorra de um dia para o outro, mas um coma pode durar meses ou até anos. Mesmo períodos curtos podem ter sido causados por quadros devastadores fazendo com que a pessoa que acorde desse quadro não seja exatamente a mesma que foi entrou nele.

É importante ter paciência e compreensão com quem atravessa um quadro como esse, pois mesmo quando acordam ainda podem sofrer de sequelas importantes.

Leia também: Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é acordar de um coma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como é acordar de um coma

O que lhe pareceu o artigo?

Como é acordar de um coma
Imagem: baomoi.com
Como é acordar de um coma

Voltar ao topo da página