Como é diagnosticada a artrite reumatoide crônica

Como é diagnosticada a artrite reumatoide crônica

A artrite reumatoide é uma doença sistêmica, predominantemente articular, que afeta principalmente as pequenas articulações das mãos e dos pés, de forma simétrica. O curso é variável. Existem 7 critérios diagnósticos propostos pelo Colégio Americano de Reumatologia, requerendo-se pelo menos 4 deles. Em umComo.com.br explicamos-lhe como é diagnosticada a artrite reumatoide crônica.

Passos a seguir:
1

Rigidez matinal nas articulações de pelo menos uma hora de duração, antes da sua melhoria máxima, durante pelo menos 6 semanas consecutivas.

2

Artrite de três ou mais áreas articulares; pelo menos três delas devem apresentar simultaneamente edema de tecidos moles ou líquido sinovial. As possíveis articulações são: interfalângicas proximais, metacarpofalângicas, pulsos, cotovelos, joelhos, tornozelos, metatarsofalângicas.

3

Artrite das articulações das mãos, manifestada por inchaço de pelo menos um dos seguintes: pulsos, metacarpofalângicas ou interfalângicas proximais.

4

Artrite simétrica com comprometimento simultâneo das mesmas áreas articulares em ambos os lados do corpo.

5

Nódulos reumatoides subcutâneos em áreas de proeminências ósseas, superfícies extensoras ou regiões justa-articulares.

6

Demonstração de quantidades anormais de fator reumatoide detectado no soro por um método que seja positivo em menos de 5% da população controle.

7

Evidência radiográfica nas mãos ou nos carpos de erosões articulares ou osteopenia nas articulações afetadas.

Leia também: O que é esclerose óssea - Tipos, sintomas e tratamentos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é diagnosticada a artrite reumatoide crônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • As manifestações articulares devem apresentar-se durante pelo menos 6 semanas consecutivas.
  • As manifestações articulares devem ser observadas por um médico.