Imagens da ressonância magnética

Como é feito o exame de ressonância magnética

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é feito o exame de ressonância magnética
Imagem: epochtimes.com

Para diagnosticar algumas doenças é preciso realizar exames que enxerguem o corpo humano por dentro, como ocorrem com os diagnósticos por imagem. Para entender como é feito o exame de ressonância magnética o umComo.com.br vai explicar o procedimento.

Também lhe pode interessar: Como é feito o exame de cintilografia

Exame de ressonância magnética

Ressonância magnética é o nome dado a um tipo de exame de diagnóstico por imagem. Como o nome diz o procedimento fotografa o interior do corpo, a fim de encontrar doenças. Ou seja, é possível detectar problemas sem realizar incisões. Hoje em dia, os aparelhos de ressonância magnética são altamente modernos e conseguem oferecer imagens com grande nitidez e imensa riqueza de detalhes.

Assim, é possível enxergar os órgãos com alta definição, o que acontece por meio de um campo magnético. A ressonância magnética permite ainda visualizar fatias do corpo humano, possibilitando a detecção de anomalias que outros exames ainda não conseguem. Para tanto, o aparelho em que o exame é realizado consiste em um tubo de formato cilíndrico por onde o paciente entra e no qual existe um grande imã, responsável por criar o campo magnético.

Quem se submete ao exame, portanto, deve se manter na posição horizontal, sobre um tipo de maca que desliza para dentro do aparelho. Para que as imagens sejam de qualidade o paciente deve se manter imóvel. Dependendo do tipo de diagnóstico que se quer, o médico responsável pode solicitar ao paciente um jejum de seis horas antes da realização do exame.

Atualmente, quem faz a ressonância magnética não precisa mais, normalmente, interromper o tratamento medicamentoso que estiver fazendo, se for o caso. O exame pode durar até uma hora. Já que como o exame de ressonância magnética consiste na geração de um campo magnético o paciente não pode ter consigo nenhum tipo de objeto metálico.

Como é feito o exame de ressonância magnética - Exame de ressonância magnética
Imagem: ultrimagem.com.br

Precauções para realizar ressonância magnética

Para realizar o diagnóstico por imagem, o paciente é instruído a retirar brincos, colares, pulseiras, piercings, relógios, óculos e outros acessórios, já que os mesmos podem prejudicar a qualidade das fotografias feitas durante o exame. O mesmo serve para outros objetos metálicos, como grampos de cabelo e alfinetes.

Por isso mesmo, o paciente deve usar uma roupa especial durante a ressonância magnética, uma vez que zíper, fivelas e botões também distorcem as imagens. Porém, não há problema em ter aparelhos ortodônticos fixos, embora possam diminuir a qualidade das imagens não representam riscos à pessoa que faz o exame.

Da mesma forma, DIU, válvulas cerebrais, implantes ortopédicos, clipes de cirurgias da vesícula, entre outros, não atrapalham o procedimento. Quanto ao uso de dispositivos como marca-passos, clipes de aneurismas cerebrais, implantes oculares, prótese coclear e outros é preciso informar o médico para que ele avalie a possibilidade de realizar o exame.

Também é importante que o paciente use os protetores de ouvido, já que o exame costuma ser ruidoso. Gestantes podem fazer a ressonância magnética somente após a 12ª semana de gravidez, como medida de segurança. Além disso, o paciente pode ter no máximo 160 kg. Depois do procedimento, o paciente pode retornar às atividades normais.

É importante referir ainda que, durante todo o exame da ressonância magnética, o paciente terá consigo um botão na mão que funciona como campainha de emergência. Por isso, se você sentir algum desconforto durante o exame poderá carregar no botão que os médicos virão de imediato ter consigo e tirá-la da máquina. No entanto, uma vez que isto aconteça é necessário recomeçar o exame.

Como é feito o exame de ressonância magnética - Precauções para realizar ressonância magnética
Imagem: noticias.emisorasunidas.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feito o exame de ressonância magnética, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: epochtimes.com
Imagem: ultrimagem.com.br
Imagem: noticias.emisorasunidas.com
1 de 3
Como é feito o exame de ressonância magnética