Exames de tireoide

Como é feito o exame TSH

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é feito o exame TSH
Imagem: tododiasaude.com

Você sabe para que serve e como é feito o exame TSH? Esse procedimento tem o objetivo de detectar problemas na tireoide, uma glândula muito importante para diferentes funções do organismo. Para saber mais sobre o assunto o umComo.com.br vai dar algumas informações.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da tireoide

O que é TSH

A sigla TSH, traduzida para o português, significa hormônio estimulante da tireoide, que é produzido pela glândula hipófise. A TSH é o responsável por estimular a tireoide a produzir outros dois hormônios, o T4 (tiroxina) e o T3 (triiodotironina), que têm a função de equilibrar o metabolismo do organismo.

Dessa forma, o exame TSH é solicitado quando o médico verifica que existe algum problema com a tireoide do paciente. Essa glândula está localizada na frente da laringe e quando está desregulada pode tornar-se maior. Por isso, uma forma de verificar problemas é apalpando com os dedos para perceber se está inchada.

No entanto, é o exame TSH que vai comprovar a existência de uma produção elevada ou inferior de hormônio. O procedimento é simples e consiste em coletar sangue do paciente para que ele seja analisado em laboratório. Dessa forma, será possível averiguar se há produção inadequada de T3 e T4.

Em geral, quando se solicita o exame TSH o médico também indica a medição dos níveis de T3 e T4 do sangue. Quando esses testes são realizados é possível detectar casos de hipotireoidismo, quando a produção de hormônios da tireoide é insuficiente, ou hipertireoidismo, quando existe excesso na produção de hormônios.

Como é feito o exame TSH - O que é TSH
Imagem: labnilsonsantos.com.br

Como funciona o exame TSH

Para saber como é feito o exame TSH basta o paciente se dirigir a um hospital ou clínica para a coleta de sangue. Cada local pode exigir um período de jejum diferente para esse tipo de exame. Assim, o melhor é se informar antes de realizar o procedimento. Caso o paciente faça uso de fármacos é aconselhável conversar com o médico sobre a necessidade de interromper o tratamento para realizar o exame.

A coleta de sangue ocorre como qualquer outro tipo de exame de sangue, sendo que o profissional capacitado vai amarrar um elástico no braço do paciente para interromper o fluxo de sangue. Com isso, as veias se alargam e fica mais fácil de penetrá-la com a agulha que vai puxar o sangue na quantidade suficiente para fazer a análise em laboratório.

É importante buscar locais de confiança para fazer o exame, sendo que antes da coleta é importante verificar se os instrumentos estão esterilizados ou se estão em embalagens individuais e lacradas. Depois de realizar o exame, o paciente pode seguir para as suas atividades normais.

Em poucos dias o resultado estará ponto, sendo importante levar ao médico que solicitou o exame para que ele avalie os resultados. Em geral, para quadros normais, o TSH no sangue deve estar entre 0,4 a 4,5 mU/L no caso de adultos. Para crianças os valores de referência são de 0,7 a 6,4 mU/L. Porém, não se precipite ao olhar os resultados, é importante que um médico os interprete, ainda mais se foram solicitados outros exames.

Como é feito o exame TSH - Como funciona o exame TSH
Imagem: salud.univision.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feito o exame TSH, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: tododiasaude.com
Imagem: labnilsonsantos.com.br
Imagem: salud.univision.com
1 de 3
Como é feito o exame TSH