Como é formado o sangue

Como é formado o sangue
Imagem: colegioglenndoman.edu.co

Um adulto costuma de ter por volta de cinco litros de sangue nos vasos sanguíneos do seu organismo, mas sabe quais são os componentes do sangue? São os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos, as plaquetas e o plasma que se encarregam de formar este fluído indispensável para a vida animal. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe com mais detalhe como se forma o sangue.

Glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos são desta cor pela hemoglobina que contêm, um pigmento à base de ferro comparável à clorofila das plantas. A função que este componente do sangue cumpre é de realizar a mudança gasosa, ou seja, transportar dióxido de carbono e ao chegar aos pulmões, tomar o oxigênio da respiração e iniciar de novo o caminho por todo o organismo para ir levando a cada célula a sua porção de oxigênio. Por sua vez, também recolhem detritos das células e depositam no rim, para ali serem filtrados e o útil voltar ao sangue, enquanto que o que se deve eliminar passará pela urina.

Imagem: weartfestival.com

Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos ou leucócitos assumem o papel de defesa do nosso organismo. Movem-se rapidamente, captando as partículas ou micróbios podem atacar-nos e acabando com eles. Trata-se da fagocitose, a defesa permanente contra a infeção.

Imagem: whiteblood-cells.net

Plaquetas

As plaquetas assumem protagonismo quando um vaso se rompe, amontoam-se e aglutinam-se formando um tampão plaquetário. Desta forma, fecham a ruptura do vaso e impedem que se perca sangue por exemplo quando ocorre um corte.

Imagem: ecuadorciencia.org

Plasma

O plasma é a parte líquida do sangue e é de uma enorme complexidade. Este componente do sangue está formado por 90% de água e uma série de elementos químicos que viajam através dele: proteínas, gorduras, hidratos de carbono, hormonas, enzimas, sais minerais... Mais de metade do sangue (55%) é plasma e a sua missão baseia-se no estabelecimento do equilíbrio de líquidos e na manutenção das caraterísticas do sangue tal e qual como está.

Além disso, é a rede que transporta tudo aquilo que ingerimos: colesterol, vitaminas, proteínas, elementos de defesa... ou inclusive os medicamentos que tomamos. Não devemos confundir o plasma e o soro sanguíneo.

Imagem: colegioglenndoman.edu.co

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é formado o sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.