Partilhar

Como é o alho - propriedades e características

Já desde a mais remota antiguidade de nossas civilizações, o alho, planta nativa do oeste da Ásia e sudoeste da Europa, chamou a atenção do homem, que começou a utilizá-lo primeiro em sua alimentação, descobrindo mais tarde nele certas propriedades de cura, e depois utilizaram o alho em alguns ritos religiosos asiáticos, onde, esmagado em combinação com outras plantas, era depositado ao pé das divindades para afastar os maus espíritos. A seguir mostramos-lhe algumas propriedades curativas do alho e suas características.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do alho negro

A família das liliáceas

O alho é uma planta que pertence à família das liliáceas e, por sua vez, à subfamília das alioídeas. O bulbo, chamado precisamente de cabeça, é constituído por pequenos gomos ou dentes, os quais se encontram envolvidos num filme membranoso muito fino.

Como é o alho - propriedades e características - A família das liliáceas

Como é o alho

O caule do alho não é muito alto, e suas folhas, numa época bem determinada, empalidecem e começam a se dobrar até chegarem a tocar na terra. Isto indica que o alho já está maduro, e então se procede à sua colheita. Uma vez que esta se leva a cabo, trançam-se os caules secos, ficando as cabeças separadas umas das outras, formando uma réstia que favorece a secagem. O clima ideal para o alho é o temperado, e as variedades conhecidas são: o alho rosa temporão, o alho vermelho dos Provençais, o alho de oriente e o alho branco. Na América costuma crescer um alho selvagem nos campos, e quando as vacas o comem, o leite tem depois seu característico cheiro e sabor.

O alho e suas propriedades curativas

Os benefícios do alho são muitos. É muito difícil, que uma planta de alho sofra doenças, e isto se deve a que nenhum inseto se aproxima devido ao forte cheiro que ela emana, o qual provêm de um azeite volátil. Muitas das qualidades curativas do alho são certas mas não demonstradas:

  • Baixa a pressão arterial.
  • Afugenta os parasitas.
  • Diminui a queda do cabelo.
  • Alguns povos utilizaram-no para coisas inesperadas, esmagado, punham-no sobre as feridas para espantar as possíveis infecções; e numa antiga tribo da Ásia, todo aquele que contava uma mentira era obrigado a comer várias cabeças de alho para apagar de sua boca o engano.

De onde vem o alho

Acredita-se que o alho é originário do sudeste da Europa e já o usavam como condimento os egípcios e romanos. Seu caule termina num bulbo que se parte em segmentos chamados dentes.

Como é o alho - propriedades e características - De onde vem o alho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o alho - propriedades e características, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como é o alho - propriedades e características

3 comentários
vera regina de matos
oLÁ, BOA NOITE!!! TOMO 75MCG TODOS OS DIAS DE LEVOID PARA tiroide em jejum e só posso me alimentar depois de uma hora.....como posso tomar a água com o alho em jejum? queria muito fazer uso da agua do alho,pois tenho escape da valvula mitral,e senti duas vezes batedeira que chega 221 bpm tendo q ser socorrida p hospital, faço tratamento no grupoarrt.do incor tomo 25 de atenolol..agradeço sua atenção bjus
GILDO
PASSEI A CONSUMIR UM DENTE DE ALHO PELA MANHÃ EM JEJUM...PICO O ALHO E ENGULO COM ÁGUA...GOSTARIA DE SABER SE, PARA OBTER O MÁXIMO DO BENEFICIO DO ALHO ESTOU FAZENDO CORRETO, E SE A QUANTIDADE ( 1 DENTE ) É SUFICIENTE, OU TEM QUE SER MAIS DE 1 DENTE PARA TOMAR EM JEJUM PELA MANHÃ ???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Gildo, você está fazendo bem ao tomar um dente de alho em jejum, essa quantidade é suficiente. Também pode comer o alho cru em preparações como saladas e outros pratos, pode ver aqui outras formas de comer o alho cru e beneficiar-se de todas as suas propriedades: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-comer-alho-cru-3872.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
anapaula
tava com problema no figado,sempre com ansiar de vômito e machas no corpo e bastante dores ,no corpo passei a usa um dente de alho em jejum ,e glória a deus estou bem melhor,posso comer todo dia o alho em jejum?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ana Paulo, sim você pode comer o alho todos os dias e aproveitar todas as suas propriedades :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

1 de 3

Voltar ao topo da página