Como é o cheiro normal da urina

Como é o cheiro normal da urina
Imagem: pruebadeadnmexico.com.mx

Uma parte das toxinas do organismo são eliminadas através da urina, após os rins realizarem um processo de filtragem. Assim, a urina se converte em um útil sistema de alerta que pode revelar a existência de diferentes doenças ou problemas de saúde, por isso sempre devemos considerar sua cor e cheiro. Para isso, em umComo explicamos a você como é o cheiro normal da urina e o que acarretam suas alterações.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante considerar que o cheiro da urina varia em função de fatores como:

  • Alimentação: os hábitos alimentares influenciam em como cheira a urina, bem como determinados alimentos podem modificar este cheiro, como é o caso dos aspargos ou a beterraba.
  • Quantidade de água que se bebe: a urina das pessoas que não bebem água de forma frequente desprenderá um cheiro mais forte.
  • Hora do dia: na primeira hora da manhã a urina sempre cheirará mais pelo fato de acumular os resíduos acumulados durante as horas de sono.
  • Fármacos.
  • Exercício físico / sedentarismo.
  • ...

Além disso, alguns problemas e doenças também podem acarretar uma mudança no cheiro normal da urina, de maneira que será necessário levar isso em conta, já que poderia ser indício de algum problema de saúde.

2

Diretamente relacionada com o cheiro da urina está a cor desta, a qual também varia. Mas em condições normais a urina deve ser transparente, clara e de tom amarelado. A cor da urina também mudará com base nos parâmetros anteriores, entre muitos outros.

3

Deste modo, o cheiro normal da urina não deve ser forte nem deve cheirar de forma desagradável, ainda que -como dissemos- na primeira hora da manhã será sempre mais intenso que durante o resto do dia por uma maior concentração de ureia.

Destaca-se que a urina costuma ter um cheiro amoniacal devido às toxinas que se expulsam através dela, mas um excessivo cheiro de amoníaco pode ser sinal de que existe algum problema.

4

Caso o cheiro e a cor da urina sejam fortes e intensos durante todo o dia, podem indicar que não se está ingerindo a quantidade de água necessária, e a concentração de ureia é excessivamente alta. Quando isto ocorre, será necessário tomar mais água ou de forma mais frequente para prevenir a desidratação.

5

Se o aumento da ingestão de água não põe fim ao cheiro desagradável na urina, pode ser indício de bactérias na urina. Este fato pode desencadear infecções urinárias e outras complicações, por isso será necessário visitar um médico em casos de forte cheiro da urina para que realize um exame de urina e determine o problema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cheiro normal da urina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.