Partilhar

Como é o exame de colonoscopia

Por Marina Vieira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como é o exame de colonoscopia
Imagem: lospillo.org

Mau funcionamento intestinal, pressão de ventre, dores abdominais e outras complicações podem ser sintomas de doenças relacionadas a inflamações no cólon intestinal e podem fazer com que você tenha sua qualidade de vida comprometida, mas como resolver esse problema? Muitos especialistas afirmam que o melhor jeito de saber como está o seu intestino é fazendo uma colonoscopia, mas você sabe como é realizado esse exame? Se você ainda tem dúvidas sobre como é o exame de colonoscopia, saiba que ele é extremamente importante! Pode diagnosticar doenças graves como câncer intestinal! Quer saber mais sobre esse tema? Então confira aqui em UmComo.com!

Também lhe pode interessar: Como se preparar para colonoscopia

Mas afinal, o que é a colonoscopia?

Colonoscopia ou endoscopia, nada mais é do que um exame que consegue detectar inflamações na parede do intestino, até mesmo verrugas pequenas podem ser percebidas com esse exame! Esse método é utilizado para substituir a cirurgia de abdômen que é muito mais perigosa, pois abre sua barriga para conseguir ter acesso ao intestino grosso; esse tipo de cirurgia era utilizado em 1970, depois desse período a colonoscopia começou a fazer a substituição desse procedimento e se tornou o procedimento oficial para prevenção de doenças intestinais.

Quando fazer esse exame?

Um exame de colonoscopia passa a ser obrigatório quando você atinge 50 anos ou mais, ou se você tem 30 anos e possui pessoas que já tiveram câncer na família. Mas se você constatar que suas fezes estão tendo presença de sangue, ou que está com dor no lado esquerdo abdômen também deve fazer esse procedimento.

Se você fizer o exame e não for encontrado nada prejudicial à saúde, é recomendado que se repita o procedimento após dez anos, para fazer um check-up intestinal!

Como é o exame de colonoscopia - Quando fazer esse exame?
Imagem: madresyninos.com

Fico acordado durante o exame?

Durante a colonoscopia o paciente ficará sedado, dessa forma não sentirá nenhuma dor e nem conseguirá visualizar o procedimento. Nesse momento o médico introduzirá um tubo de 1 metro no ânus do paciente, e percorrerá o cólon com uma micro câmera captando as imagens do seu intestino! As imagens da câmera utilizada na colonoscopia são aumentadas até 150 vezes e são exibidas em tempo instantâneo para o computado!

O que acontece quando o médico observa uma inflamação no intestino?

Durante o procedimento de endoscopia, o médico utiliza uma pinça para remover um fragmento do tecido caso encontre uma inflamação. Esse fragmento será levado para biópsia, para que o médico saiba o que está ocasionando a inflamação intestinal.

Como é o exame de colonoscopia - O que acontece quando o médico observa uma inflamação no intestino?
Imagem: ocontexto.com

O que acontece se encontrar uma lesão maligna durante o exame?

Quando o médico se depara com uma lesão maligna no intestino, ele utiliza o próprio colonoscópio para retirá-la do intestino de forma extremamente segura. Todo o procedimento do exame demora cerca de 20 minutinhos.

O exame apresenta algum risco?

Embora muito seguro, o exame não está 100% isento de riscos. De cada mil pacientes que passam por esse procedimento, dois apresentam complicações durante a colonoscopia. Por isso é importante realizar o procedimento com um profissional sério e realmente treinado para isso.

Como é o exame de colonoscopia -  O exame apresenta algum risco?
Imagem: portaldaenfermagem.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o exame de colonoscopia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Gostou de saber como é um exame de colonoscopia? Então deixe um comentário com a sua opinião! Nós adoramos saber o que você achou desse artigo!

Escrever comentário sobre Como é o exame de colonoscopia

2 comentários
A sua avaliação:
Marcelino António Rosa Piçarra
Nueva fiz colonoscopia mas tive interesse sobre estew assunto, como, de resto, em todos que nos dão o prazer de ler e meditar. Obrigado pela ajuda. Marcelino Piçarra
cleidimar
e se for maligno tem tratamento?

Como é o exame de colonoscopia
Imagem: lospillo.org
Imagem: madresyninos.com
Imagem: ocontexto.com
Imagem: portaldaenfermagem.com.br
1 de 4
Como é o exame de colonoscopia

Voltar ao topo da página