Partilhar

Como é o exame de espermograma

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como é o exame de espermograma
Imagem: unilabltda.com

Para gerar um novo ser humano, é necessário que os espermatozoides possuam as condições necessárias para encontrar e fecundar o óvulo feminino. O espermograma é um exame laboratorial, feito a partir de uma coleta do esperma por meio da masturbação, que visa analisar as propriedades dos espermatozoides para fertilizar o óvulo. Este exame analisa as caraterísticas físicas e químicas do sêmen, bem como a quantidade, a concentração, a morfologia e a movimentação dos espermatozoides. Com o espermograma pretende-se avaliar a fertilidade do homem, bem como verificar outros fatores da saúde masculina, como por exemplo as condições da próstata. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre como é o exame de espermograma.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou fértil - homem e mulher

Quando o exame é feito

Normalmente, o exame do espermograma é feito quando o casal está tentando engravidar e não consegue ou em homens que tenham feito uma vasectomia. Este serve para avaliar a fertilidade masculina e deve ser feito apenas quando existe alguma condição genética, imunológica ou física que possa alterar a fertilidade do homem.

Como é feito o espermograma

O espermograma é feito com uma coleta de esperma, por meio da masturbação. Se o fizer no hospital, terá à sua disposição estímulos visuais, como revistas ou filmes. É importante que o paciente ejacule dentro do frasco e não utilize qualquer tipo de lubrificante, uma vez que pode alterar o resultado do exame. Depois a coleta é enviada para o laboratório, onde é feita uma avaliação à capacidade dos espermatozoides de se moverem, às caraterísticas físicas, como o volume, a liquefação, a viscosidade, o pH e a coloração. Para além disso, também é verificada a concentração de espermatozoides e a sua estrutura. É normal que, passados 15 dias os médicos peçam uma segunda coleta, para comparar resultados.

Como é o exame de espermograma - Como é feito o espermograma
Imagem: early-pregnancy-tests.com

Recomendações para o exame

Para realizar corretamente a coleta do esperma, deve seguir as seguintes recomendações:

  • Não ter relações sexuais nos 5 dias antes da coleta, ou qualquer outra ação que cause ejaculação.
  • Antes da coleta, deve lavar com água e sabão as mãos e o pênis.
  • A coleta deve ser feita preferencialmente no hospital, para evitar qualquer tipo de contaminação.
  • Não deve utilizar qualquer tipo de lubrificante, uma vez que pode alterar o resultado do exame.
  • Todo o esperma deve ser coletado no frasco, caso haja uma perda deve avisar o laboratório.
  • Deve passar o antiséptico no pênis e na ponta do pênis, fornecido pelo laboratório. Depois seque com uma gaze, para tirar qualquer resíduo que possa interferir no exame.

Resultado do espermograma

Os resultados do exame do espermograma servem para determinar a fertilidade do paciente, indicando uma possível fertilidade ou infertilidade masculina ou outros problemas nos órgãos reprodutores masculinos. Os valores de referência para os parâmetros analisados são os seguintes:

  • Volume: =< 1,5 ml
  • pH: =< 7,2
  • Cor: branco opalescente
  • Liquefação: =< que 30 minutos e completa
  • Viscosidade: normal
  • Concentração espermática: =< 15 milhões de espermatozoides/mililitro de sêmen
  • Número total de espermatozoides: =< 39 milhões/ejaculação
  • Motilidade: 40% ou mais de espermatozoides móveis totais e 32% ou mais de espermatozoides móveis progressivos
  • Vitalidade: 58% ou mais formas vivas
  • Morfologia: 4% ou mais com formas normais
Como é o exame de espermograma - Resultado do espermograma
Imagem: fertilitat.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o exame de espermograma, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não existem contraindicações para a realização do exame de espermograma, ele pode ser feito por qualquer homem em idade reprodutiva.

Escrever comentário sobre Como é o exame de espermograma

1 comentário
ROGER
hei bom o comentário e gostaria de saber mas a respeito de fertilidade masculina , e queria saber se quem tem cachumba desceu para um testiculo pode ficar infertil

Como é o exame de espermograma
Imagem: unilabltda.com
Imagem: early-pregnancy-tests.com
Imagem: fertilitat.com.br
1 de 3
Como é o exame de espermograma

Voltar ao topo da página