Como é o mosquito da dengue

Como é o mosquito da dengue
Imagem: terapiacomaromas.com.br

Investigações recentes mostram que a dengue tem vindo a tornar-se mais perigosa no Brasil, sendo que no período entre os anos 2000 e 2010 foram registados cerca de 8,5 milhões de casos de pessoas infetadas, das quais ocorreram mais de 3 mil mortes. Essas situações são possíveis de evitar se você souber como espantar pernilongos e identificar o mosquito que transporta a doença, o Aedes aegypti. Para o ajudar nessa tarefa, preparámos este artigo umComo.com.br acerca de como é o mosquito da dengue. Descubra e fique longe dele!

Passos a seguir:
1

O mosquito que transporta dengue difere do mosquito comum sobretudo porque ataca durante o dia, mas isso não significa que à noite não aproveite uma parte do corpo desprotegida. Além disso ele é também disseminador da febre amarela.

Dica: Acesse esse artigo para saber como identificar a picada do mosquito da dengue.

2

Deposita seus ovos em água limpa, os quais podem sobreviver durante vários meses até eclodir. É um mosquito muito mais ágil que os outros e não é fácil de detetar pois seu zumbido não é tão intenso.

3

Fisicamente, o Aedes aegypti em fase adulta apresenta uma coloração marrom escura no seu corpo, com marcações brancas, e é ligeiramente menor que os outros mosquitos (cerca de 0,5 cm de comprimento).

Imagem: urbanabh.com.br
4

É a fêmea do mosquito da dengue quem ataca o homem e outros animais de sangue quente, sem que estes se apercebam da sua aproximação silenciosa. No momento da picada, é libertada uma substância anestésica que faz com que não se sinta dor. Por esta razão muitas pessoas não sabem se têm dengue.

5

Voam a uma distância máxima de meio metro do solo, pelo que costumam atacar sobretudo os tornozelos, pés e pernas. São mais ativos no início da manhã e no final da tarde e em áreas urbanas. Saiba neste artigo como prevenir a dengue a mantenha-se a salvo desta doença.

Dica: conheça a lista completa de doenças transmitidas pelo aedes aegypti nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o mosquito da dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.