Como é o sangue da primeira menstruação

Como é o sangue da primeira menstruação

A primeira menstruação, também chamada de menarca, é algo natural que acontece com toda mulher no processo de formação do corpo e, apesar do tabu criado, não é motivo para desesperos ou vergonha, mas sim para se informar e entender o que se passa com o corpo nesse momento confuso da vida. A partir do momento em que a mulher passa a menstruar, o sistema reprodutor dela está apto para fecundar e a menstruação nada mais é do que a descamação do útero quando a fecundação não ocorre, com ela vai o endométrio e o óvulo não fecundado. Nesse primeiro ciclo, o sangue é diferente, mas como é o sangue da primeira menstruação? Esse artigo do umCOMO vai te explicar não apenas isso mas tudo que se precisa saber sobre esse processo.

Sintomas da primeira menstruação chegando

Como esse fluxo sanguíneo é conseqüência de mudanças hormonais que acontecem ao longo dos últimos anos, antes da primeira menstruação já há indícios de que ela está para chegar, entenda porque as mulheres têm menstruação para saber melhor sobre o que acontece com seu corpo nesse período. Antes de entender como é o sangue da primeira menstruação, saiba que os sintomas mais comuns e fáceis de notar são:

  • Crescimento fora do comum: no ano anterior à primeira menstruação, a mulher passa por um processo de crescimento em grande velocidade que chega a 10 cm nesse período, após, a velocidade do crescimento diminui bastante, então a altura que você tiver quando sua primeira menstruação chegar não será muito ultrapassada.
  • Crescimento dos seios e de pelos pubianos: cerca de 2 anos antes da menstruação, ocorre o início do desenvolvimento dos seios e crescimento de pelos pubianos, que de início são finos e ralos mas que engrossam no período próximo a primeira menstruação, assim como os da axila.
  • Cólica uterina: a cólica acontece pela movimentação do útero para ajudar a saída do sangue pelo canal vaginal, por isso dói e também pode acontecer dias antes do primeiro ciclo.
  • Aumento da produção hormonal: essa mudança gera um corrimento branco e sem cheiro.

A primeira menstruação costuma acontecer entre os 11 e 13 anos, então uma menina que está com essa faixa etária e apresenta as características descritas acima, provavelmente está muito próxima de seu primeiro ciclo menstrual. Se a menina passar dos 15 anos e não menstruar, é recomendável consultar um ginecologista para conferir se há algum problema, mas isso não significa que necessariamente exista algo de errado, cada organismo funciona de um jeito diferente.

como é o sangue da primeira menstruação: cor e outras características

A primeira menstruação é como uma adaptação do corpo ao ciclo que vai acontecer mensalmente até a chegada da menopausa no fim da idade adulta, antes da terceira idade. Por ser a primeira, ela terá características diferentes, aqui estão as informações mais importantes sobre a como é o sangue da primeira menstruação:

Qual a cor da primeira menstruação?

A primeira menstruação costuma ser bem escura, quase marrom. Em alguns casos, quando desde o primeiro ciclo o fluxo é grande, o sangue será mais avermelhado com a cor mais próxima a normal do sangue.

A primeira menstruação vem muito ou pouco?

Como é o sangue da primeira menstruação quanto ao fluxo? O fluxo depende do organismo, geralmente a primeira menstruação vem em pouca quantidade, mas é comum que venha bastante como uma menstruação normal.

A primeira menstruação dura quantos dias?

A primeira menstruação costuma durar tanto quando uma menstruação normal, de 3 até 8 dias, mas isso também depende de cada organismo e pode acontecer de durar um pouco mais ou um pouco menos.

Quanto tempo leva da primeira menstruação até a segunda?

A menstruação acontece normalmente num período de 28 a 30 dias, mas é comum que os primeiros ciclos menstruais não aconteçam regularmente, se sua menstruação tiver acontecendo num período muito curto ou muito longo, procure um ginecologista pois isso pode ser sintoma de algum desequilíbrio hormonal.

Primeira menstruação - dicas

  • Não tenha medo, isso também vale para as mães: a menstruação é sinal de que o corpo da mulher está amadurecendo e pode até ser considerada um sinal de saúde, já que meninas com problemas no sistema reprodutor podem não menstruar ou passar por grandes atrasos.
  • Se a menina está com idade de menstruar e apresenta os sintomas descritos acima, é bom que ande sempre com absorventes e uma calcinha extra na bolsa para não passar sufoco caso a primeira menstruação aconteça fora de casa.
  • Após a primeira menstruação, é bom consultar um ginecologista para que o profissional tire dúvidas acerca do sistema reprodutor e também para fazer exames básicos e conferir se tudo está bem com a saúde da menina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o sangue da primeira menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.