Como e onde tirar o cartão SUS

Como e onde tirar o cartão SUS
Imagem: dvsteresopolis.blogspot.pt

O cartão SUS ou Sistema Único de Saúde, é um cartão magnético criado pelo governo que reúne os dados cadastrais do usuário. Este cartão surge para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos relativos ao SUS. Poderá encontrar neste cartão informações relacionadas com internações, cirurgias, informações sobre consultas como data e horário, quais os serviços do SUS que foram disponibilizados e a descrição de todos os procedimentos realizados. O paciente também pode acessar a este cartão, através da internet, e acrescentar dados relevantes como possíveis doenças crônicas, que medicamentos usa diariamente ou que alergias tem. Se pretende adquirir um cartão SUS, continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como e onde tirar o cartão SUS.

Passos a seguir:
1

Com este cartão, os funcionários da rede SUS podem acessar aos dados do cartão do paciente e obter informações sobre este em qualquer unidade de atendimento do país. Ao adquirir este cartão terá uma maior facilidade nos atendimentos, acesso a medicamentos e uma maior facilidade na marcação de consultas e exames.

2

Este cartão é totalmente gratuito e pode ser adquirido por qualquer cidadão brasileiro. Para isso, basta dirigir-se a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

3

Necessitará dos seguintes documentos:

- RG;

- CPF;

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Comprovante de endereço;

- Número de PIS/PASEP (caso possua).

Recorde que terá de levar os documentos originais e as respetivas cópias.

4

De seguida, o seu cartão será feito por um funcionário da respetiva unidade de saúde, em apenas em alguns minutos, através da Cadweb. Depois, receberá um cartão com o seu número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país.

Veja mais em: Perdi meu cartão do SUS, como saber o número?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e onde tirar o cartão SUS, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.