Como é realizado o parto cesárea?

Como é realizado o parto cesárea?
Imagem: elembarazo.net

A cesariana é um parto premeditado onde a gestante pode escolher o dia em que o bebê virá ao mundo. Ele é um ato cirúrgico e é realizado quando há problemas e complicações gestacionais que possam causar danos à mulher e ao bebê como: relação muito grande em relação a pelve, infecção hepáticas em estágios ativos, bebê em posição invertida e se durante o trabalho de parto normal, verifica-se que não está evoluindo. Quer saber mais sobre como é realizado o parto cesárea? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar com todas as nossas dicas, não deixe de conferir!

Quando o parto normal se torna parto cesárea

Quando o médico decide que o parto deverá ser uma cesariana a gestante passa de ser parturiente e passa a ser uma paciente cirúrgica. Este procedimento deve ser realizado em um centro cirúrgico especializado com cuidados extremos de assepsia, as complicações neste tipo de parto são menores, pois a cirurgia é de grande porte e envolve muitos cuidados.

 

Procedimento de parto cesárea

Para realização do procedimento cirúrgico de uma cesariana, o anestesista deve aplicar na gestante uma anestesia peridural, este tipo de anestesia é feita entre as vértebras da coluna (em certas situações, faz-se necessário o uso de anestesia geral), ou seja, este parto é realizado sem dor alguma.

A mãe observa o parto?

O médico utiliza campos cirúrgicos (são panos esterilizados colocados ao redor do corte que será realizado para retirar o bebê) e é colocada uma tela vertical na região do tórax da mulher para que ela não veja o parto e ele seja realizado de forma mais asséptica (livre de quaisquer micro-organismos que possam causar doenças e infecções).

A retirada do bebê

Para retirar o bebê o médico faz cortes em todas as camadas até chegar à superfície uterina, a incisão (corte) geralmente possui cerca de 10 centímetros e é feita em uma região localizada acima dos pelos pubianos. Depois de cortar a parede uterina, o médico retira o bebê com suavidade, depois procederá à remoção da placenta. O corte (chamado de incisão) será fechado com pontos (denominados pelos profissionais de saúde como suturas).

 

Recuperação de uma cesárea

A recuperação deste tipo de parto é geralmente bem mais lenta do que em um parto normal, os pontos demoram um pouco para cicatrizar e a mulher tende a sentir dores na região, ela deve manter repouso e não fazer esforços físicos intensos como limpar a casa, carregar peso e outros... Se os pontos romperem (também chamado de deiscência) eles poderão demorar para cicatrizar e poderá ocorrer infecções.

Dica: Confira também o artigo e saiba mais sobre o tema - Com quantos dias posso ter relação após o parto cesárea?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é realizado o parto cesárea?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Você já teve filhos? Como foi seu parto? Comente e conte-nos suas experiências, vamos gostar muito de saber!