Partilhar

Como é realizado o parto normal?

Como é realizado o parto normal?

O parto normal (também chamado de vaginal) é o tipo de parto mais indicado por se constituir um método natural que traz benefícios para as futuras mães e seus bebês. Você deseja saber mais informações sobre como é realizado o parto normal? É sempre bom se informar para não ser pega desprevenida na hora do parto certo? Então confira as dicas que trouxemos pra você! Nós em umComo.com.br podemos te informar com clareza como ele acontece para que você fique por dentro de tudo que acontece durante um parto. É de fundamental importância se preparar para esse momento tão especial!

Também lhe pode interessar: Como é realizado o parto cesárea?

A felicidade de ter um filho

A chegada de um novo ser ao mundo é marcada por muita alegria e contentamento, porém, os momentos que precedem a essa chegada é cheio de incertezas e receios, as gestantes costumam sentir muito medo sobre como será o parto e as dores que irão sentir. Algumas mulheres descartam a possibilidade de um parto normal logo quando descobrem que estão grávidas por medo das dores e de como o parto é realizado.

Saiba como evolui o trabalho de parto

É muito importante que durante o trabalho de parto a mulher se mantenha bem calma e participe ativamente para que o bebê possa sair com facilidade. O trabalho de parto pode durar de 12 a 14 horas (desde o início dos sintomas ao nascimento do bebê), esse tempo pode reduzir com as gestações seguintes. O acompanhamento do trabalho de parto é realizado pelo médico, ele verifica como estão os batimentos cardíacos do bebê que está prestes a nascer bem como, as condições da mãe (pressão arterial, tempo e duração das contrações, quanto o útero já se dilatou para saída do bebê, ele observa se o feto já está descendo e sua posição).

A dilatação uterina na hora do nascimento

Para que haja a saída do bebê o colo do útero deve estar dilatado, as contrações vão promovendo maiores dilatações. Nos momentos próximos ao parto as contrações se tornam mais intensas e em períodos menores (há um período menor entre uma contração e outra), isso indica que a hora do parto está bem próxima. A dilatação do colo do útero deve atingir aproximadamente 10 centímetros para o parto ocorra do modo esperado.

Chega o momento tão esperado!

No início do trabalho de parto, quando se iniciam as primeiras contrações, é muito importante que a mulher se mantenha calma e relaxada, ela pode fazer alguns exercícios para redução das dores e facilitação da saída do bebê como: caminhar um pouco nos corredores do hospital, respirar adequadamente e outros... Embora em algumas situações o parto cesariana seja inevitável, o Ministério da Saúde e médicos recomendam o parto normal, ele é considerado a forma mais saudável e natural de dar a luz ao bebê, além da recuperação ser muito mais rápida do que no parto cesárea.. O nascimento do bebê é a hora mais esperada pelos pais, por isso muitos gostam de filmar ou fotografar esse momento tão especial!

Obs: para mais informações, saiba O que ninguém conta sobre o parto normal.

Como é realizado o parto normal? - Chega o momento tão esperado!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é realizado o parto normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Como foi o parto de seu filho? Comente, gostaríamos muito de saber sobre sua experiência! Não deixe de publicar a sua opinião, é sempre bom compartilhar o que sentimos pra trazer um ser tão amado para o mundo!

Escrever comentário sobre Como é realizado o parto normal?

2 comentários
Alana Martins
Olá Rob, muito obrigada por partilhar a sua experiência conosco :) Continue a acompanhar-nos!
Rob
Boa Noite, estou na minha segunda gestação, e gostaria de falar sobre como foi o parto do meu primeiro filho, pois, foi um pouco diferente das informações que pesquisei sobre parto normal. Em primeiro lugar gostaria de deixar bem claro que eu queria parto normal e nesta segunda gravidez quero também, pois a recuperação é super rápida. Em relação ao trabalho de parto, o meu durou 6 horas. As contrações começaram fracas e foram aumentando a intensidade, mas sempre com os mesmos intervalos, de mais ou menos 2 minutos. Quando estava se aproximando a hora do parto o intervalo entre as contrações diminuiu ainda mais, então foi rápido, já na sala de parto, fiz força umas 3 vezes e o bebe nasceu. Espero que esse comentário ajude, pois a mulher precisa saber que cada parto é diferente.

Como é realizado o parto normal?
1 de 2
Como é realizado o parto normal?

Voltar ao topo da página