menu
Partilhar

Como é transmitido o zika vírus

Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como é transmitido o zika vírus

A origem da transmissão do zika vírus procede da picada infectada de um mosquito da família aedes aegyti que também é o portador de outras doenças, como a dengue ou a chikungunya. Os sintomas desta doença são leves, mas no caso de estar grávida, deve aumentar as medidas preventivas pois pode causar microcefalia no feto, chegando a produzir malformações importantes e, inclusive, a morte do bebê. Neste artigo de umComo vamos explicar como é transmitido o zika vírus para que tenha em conta todas as vias de contágio e possa preveni-lo ao máximo.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o Zika vírus
Passos a seguir:
1

Este vírus conhece-se com o nome de zika, ZIKV ou ZIKAV e a partir de 2015 começaram a aparecer importantes casos desta doença em países latino-americanos, como o Brasil. Detectou-se que o contágio era devido a este vírus pois os pacientes apresentavam erupções cutâneas com origem desconhecida e, depois de fazer as pesquisas, determinou-se que era pelo contágio desta doença.

Trata-se de uma doença que, em pessoas saudáveis, não apresenta muitas complicações já que os sintomas são leves e, além disso, apenas 20 ou 25% dos infectados os apresentam. Mas o alarme saiu quando diferentes pesquisas detectaram que o zika vírus era o causador do nascimento de bebês com microcefalia, uma malformação do crânio que pode prejudicar gravemente a saúde do bebê.

Como é transmitido o zika vírus - Passo 1
2

Vamos começar por explicar a você como é transmitido o zika vírus falando do método mais habitual e documentado: através da picada de um mosquito infectado com esta doença. Este inseto cataloga-se como um flavivírus, isto é, um animal invertebrado que, assim como os mosquitos ou os carrapatos, picam as pessoas e animais para se alimentar do seu sangue. Mas esta picada pode ser também portadora de outras doenças importantes como, por exemplo, a dengue, a febre amarela, etc.

Este mosquito é do gênero Aedes e, quando pica uma pessoa, a primeira coisa que faz é infectar as células dendríticas perto do lugar onde colocou seu ferrão. Depois, esta infecção estende-se pelos gânglios linfáticos e o sangue fazendo com que o vírus se replique dentro das células no citoplasma. Todo este processo implica uma série de sintomas que podem ser experimentados pelos pacientes e que, na maioria dos casos, são leves e fáceis de tratar.

3

Outra das vias de contágio do zika é no momento do parto já que se a mãe tem o vírus ainda presente no sangue, quando estiver no parto pode infectar o bebê. Realizaram-se pesquisas para detectar se através da amamentação pode ser transmitido o vírus e a resposta foi negativa.

No caso das mulheres grávidas, devem ter uma precaução extrema para não se contagiarem com esta doença pois pode afetar o feto fazendo com que o seu crânio não se desenvolva corretamente e, portanto, nasça com microcefalia, uma doença que faz com que a cabeça da criança seja mais pequena que o normal e pode afetar o seu correto desenvolvimento cognitivo e, em alguns casos, provocar a morte.

4

Também há casos de contágio do zika vírus por via sexual, ainda que em uma menor incidência. A verdade é que esta infecção pode permanecer até 2 semanas no esperma masculino, de modo que, no caso de ter relações sem proteção, pode-se contagiar com o vírus a pessoa com a qual fizer sexo. De modo que, se não quer correr o risco, o melhor é que ainda que se tenha curado, espere 15 dias antes de fazer sexo sem preservativo ou, caso contrário, poderia passar a doença ao seu parceiro.

5

Outra das possíveis vias de contágio é através de uma transfusão sanguínea já que, se alguém estiver infectado e doar sangue, é provável que o vírus se reproduza ao que recebe a doação. Isto ocorre, sobretudo, em países subdesenvolvidos ao não contar com controles sanitários completos e seguros.

Este fato documentou-se no surto deste vírus na Polinésia Francesa que ocorreu entre novembro de 2013 e fevereiro de 2014, quando se encontrou que 3% dos doadores que se submeteram a exames ainda tinham o vírus, ainda que eles não apresentassem nenhum tipo de sintoma.

6

Já dissemos que se trata de uma doença que apresenta um quadro de sintomas leves e que só afeta 20 ou 25% dos contagiados. Habitualmente, os sinais derivados desta doença prolongam-se entre 2 e 7 dias e os mais habituais são os seguintes:

  • Aparecimento de febre abaixo dos 39ºC.
  • Dores de cabeça, das articulações e dos músculos.
  • Inflamação nas mãos e pés (ainda que também possa aparecer em outras partes do corpo).
  • Aparecimento de conjuntivite.
  • Sensação de mal-estar e cansaço geral.
  • Erupções na pele que começam no rosto e se estendem pelo resto do corpo.
  • Pode provocar vômitos e/ou diarreia.

Em umComo explicamos para você quais são os sintomas do zika vírus para que os possa reconhecer facilmente.

7

Atualmente não existe cura para o zika vírus e o tratamento que recomendará um especialista estará sempre indicado para diminuir os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida. Assim, como os efeitos desta doença também não são muito graves, o tratamento que mais se costuma indicar é repousar para permitir que o organismo lute contra a infecção e possa se recuperar aos poucos.

Além disso, também se podem tomar medicamentos para baixar a febre, assim como aplicar compressas frias para conseguir equilibrar a temperatura corporal e sentir-se melhor. Se precisar, também poderá tomar algum analgésico que ajude você a combater as dores de cabeça ou musculares que vêm derivadas deste vírus mas, deverá ser sempre prescrito por um médico.

8

Também é importante saber prevenir o zika vírus, sobretudo, no caso das mulheres grávidas, como já dissemos. A única forma de poder evitar o seu contágio é através de medidas preventivas que evitem que o mosquito pique você pois, até à atualidade, não existe nenhuma vacina para isso.

Assim, algumas das medidas que pode incorporar no seu dia a dia são as seguintes:

  • Repelente de mosquitos: tanto pela manhã como pela noite deverá usar repelentes que evitarão que os mosquitos piquem.
  • Pele coberta com roupa: sobretudo se vai para zonas onde abundem os mosquitos, evite ir com os braços, pernas ou decote descobertos.
  • Mosquiteiros em sua casa: janelas, portas e camas serão os lugares imprescindíveis para instalar um mosquiteiro que mantenha você protegido.
  • Repelentes naturais: se tem em casa plantas como lavanda, eucalipto ou citronela, conseguirá manter sob controle os mosquitos, pois não gostam do cheiro delas.
  • Limpeza em casa: deve evitar ao máximo a sujeira ou o acúmulo de lixo e restos na cozinha.
  • Uso de preservativo: no caso de ter sofrido do zika vírus, lembre-se de usar preservativo pelo menos durante as 2 semanas seguintes dos sintomas terem desaparecido, pois o vírus fica no esperma durante esse tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é transmitido o zika vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Como é transmitido o zika vírus
1 de 8
Como é transmitido o zika vírus

Voltar ao topo da página