Partilhar

Como é uma gravidez psicológica

Por Samanta Fluture. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como é uma gravidez psicológica
Imagem: healthtap.com

É comum as mulheres passarem por transtornos ou alterações psicológicas ligadas aos incômodos do ciclo menstrual. Por causa disso, é possível que o organismo feminino fique desequilibrado durante a menstruação e acabe até atrasando seu ciclo.

Justamento esse tipo de atraso pode desencadear sintomas como enjoo, aumento do abdômen e seios doloridos, que podem ser confundidos com os de uma gravidez.

Por causa desses e diversos outros indícios, a mulher pode supor que está grávida. Para ajudar você a entender como identificar o problema e porque isso acontece, o umComo.com.br separou neste artigo tudo sobre como é uma gravidez psicológica.

Também lhe pode interessar: Como saber se a gravidez é de gêmeos

O que é uma gravidez psicológica

A menstruação não chega, os enjoos começam, a barriga e os seios ficam inchados, vem a sonolência e até leite os seios começam a produzir. Esses são todos sinais de que se está grávida, porém também podem ser sintomas de uma gravidez psicológica. Os indícios são os mesmos, com uma diferença: no segundo caso não há bebê.

Seja pelo medo de estar grávida ou pelo enorme desejo, o corpo da mulher pode corresponder ao seu estado psicológico e ganhar esses mesmos sinais ao longo do tempo. A produção de leite, por exemplo, pode até existir devido a alteração de hipófise, que aumenta a produção de prolactina - hormônio responsável por produzir o leite.

Como identificar a gravidez psicológica

A semelhança é gigantesca, o que pode dificultar a identificação entre uma gravidez real e uma psicológica. Por isso, no lugar dos sintomas, para se confirmar a gestação é necessário o ultrassom.

Esse é o principal exame que pode apontar o problema e, caso a gravidez seja realmente psicológica, fazer a mulher entender a realidade e deixar de acreditar nisso. Por isso, fazer o ultrassom pode não somente identificar isso como também prevenir que o quadro psicológico da mulher se agrave. Também é recomendado o acompanhamento psiquiátrico.

Sintomas de uma gravidez psicológica

Os sintomas que geram a confusão de se estar grávida são muito similares aos de uma verdadeira gestação, por acompanharem o estado psicológico da mulher. Abaixo, listamos os principais:

  • Interrupção da menstruação.
  • Ganho de peso.
  • Inchaço nos seios e possível produção de leite.
  • Aumento da barriga da mesma forma que aumentaria como se tivesse um feto.
  • Amolecimento do colo do útero.
  • Aceleração ou movimento fetal.

Com sintomas tão reais, não é de se estranhar que apenas o ultrassom pode, de fato, identificar o problema.

Causas da gravidez psicológica

Tanto o forte desejo de ficar grávida quanto o grande receio de engravidar são estados psicológicos que podem se agravar e, inconscientemente, se desenvolverem em uma gestação psicológica. Isso porque a intensidade misturada aos primeiros sintomas de um ciclo menstrual interrompido (interrupção da menstruação, sonolência, enjoo, inchaço no corpo) pode levar a acreditar mais ainda, fazendo o corpo corresponder.

Precauções

Mulheres com intenso desejo de engravidar mas que possuem bastante dificuldade para tal podem ter potencial para desenvolver esse tipo de problema. Na maioria das vezes, a mulher com propensão à gravidez psicológica é sensível, com dificuldades de engravidar ou com muito medo. Como precaução, é necessário o acompanhamento psicológico da mulher que ultrapassar os limites considerados normais quanto a esses assuntos.

Como tratar uma gravidez psicológica

Em caso de a mulher estar com gravidez psicológica, recomenda-se apoio e compreensão familiar. Em alguns casos, familiares preferem informar que houve um aborto espontâneo no lugar de contar sobre o problema, para que ela sofra menos e não gere problemas mais graves. Porém, não é possível afirmar se essa é uma melhor forma de agir, dependendo apenas da mulher. Em todo o caso, para que não haja traumas, é aconselhável uma terapia apropriada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é uma gravidez psicológica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como é uma gravidez psicológica

1 comentário
cliciane guedes
a minha mestruação esta atrasada dois meses oque eu faço.

Como é uma gravidez psicológica
Imagem: healthtap.com
Como é uma gravidez psicológica

Voltar ao topo da página