Partilhar

Como eliminar a gordura abdominal

Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como eliminar a gordura abdominal

Acumulou gordura abdominal? Deve saber que existem uma série de truques e dicas pensadas para nos ajudar a eliminar os pneuzinhos nesta zona. Por exemplo, existem alguns alimentos que são indicados especialmente para nos ajudarem a reduzir a gordura e, também, exercícios e dicas alimentares que nos conseguirão fazer emagrecer de forma natural. Neste artigo de umComo vamos contar para você como eliminar a gordura abdominal fazendo umas simples mudanças no seu dia a dia.

Também lhe pode interessar: Como perder a gordura na barriga
Passos a seguir:
1

Para conseguir reduzir a gordura abdominal, a primeira coisa que tem de fazer é mudar os seus hábitos alimentares. A gordura aparece no nosso corpo devido a uma má alimentação ou por seguir uma vida sedentária em que as calorias que ingerimos acabam por não se queimar. Por isso, a primeira coisa a fazer é ter em conta uma série de regras básicas que lhe ajudarão a perder barriga:

  • Reduza a ingestão de hidratos de carbono. Se estes alimentos não se queimarem de imediato, convertem-se em açúcar e, depois, em gordura saturada. Além dos carboidratos refinados (os de farinha branca) não contêm nenhum nutriente e sim muitas calorias. Assim, o ideal é optar por aqueles que são feitos com farinhas integrais e comê-los sempre durante as primeiras horas do dia para conseguir eliminá-los ao acabar o dia. Neste artigo contamos-lhe qual é a melhor hora para comer carboidratos.
  • Aposte em jantares leves. Tem que pensar no corpo humano como se fosse um carro que precisa de combustível para funcionar durante o dia. O combustível é a comida e, as calorias que esta nos trás, ajuda-nos a estar em forma e com energia. No entanto, nas últimas horas do dia, não precisamos da mesma quantidade de calorias que ao dormir, por isso, para conseguir reduzir a barriga é importante que opte por jantares leves nos quais abundem vegetais cozidos com proteínas baixas em gorduras.
Como eliminar a gordura abdominal - Passo 1
2

Além das duas regras que acabamos de referir, é importante que adicione à sua dieta alguns alimentos que lhe ajudem a diminuir a barriga, desta forma, estará criando um menu ajustado às suas necessidades e pensado especialmente para perder gordura na zona abdominal. Os ingredientes mais adequados para conseguir cumprir com o seu objetivo são:

  • Ácidos graxos monoinsaturados: trata-se de um tipo de gordura "saudável" porque ajudam a queimar o excesso de gordura saturada que há no corpo. São gorduras boas para o corpo e, entre elas destacam-se, por exemplo, os óleos (de oliva, de sésamo, de girassol, etc), os frutos secos, o abacate ou as azeitonas.
  • Melão e melancia: são frutas que têm um elevado conteúdo em água, pelo que nos ajudarão a depurar o organismo a partir do interior. Mas, além disso, são ricas em potássio, um mineral que ajuda a reduzir o inchaço da barriga e, portanto, a conseguir uma barriga mais lisa.
  • Vegetais com alto teor em fibra: comer vegetais crus todos os dias contribui para que o nosso organismo queime as gorduras saturados. Mas se, além disso, estes forem vegetais ricos em fibra, conseguimos que a absorção da gordura diminua e se use como energia em maior medida. De todos os alimentos, destacam-se os espinafres e os aspargos.
  • Salmão: trata-se de um peixe que é bastante rico em ácidos graxos ômega 3 e também em proteínas. Ambos componentes conseguem ativar o metabolismo e prevenir que a gordura fique armazenada na barriga.
  • Aveia: trata-se de um cereal muito rico em fibra e proteínas. Está indicado para purificar o sangue e, assim, reduzir o colesterol. O motivo é que se trata de um alimento que captura as gorduras do organismo e consegue depurá-lo também desde dentro, uma vez que a fibra ajuda a regular o trânsito intestinal. O ideal é ingeri-la na primeira hora do dia para desfrutar de um café da manhã energético e muito nutritivo.
3

Também pode conseguir eliminar a gordura abdominal tentando acelerar o metabolismo. Um dos principais problemas das pessoas com tendência a engordar é que têm um metabolismo lento e, por isso, demoram mais tempo a queimar as calorias que ingeriram. Para conseguir emagrecer mais rapidamente, uma boa ideia é centrar-se em acelerar o seu metabolismo para que as calorias ingeridas se convertam em energia.

Uma das formas mais adequadas de o conseguir é comer menos quantidade mas mais vezes por dia. O ideal é fazer 5 refeições ao dia e, entre elas, não deve deixar passar mais de 3 horas. Desta forma, o seu corpo estará todo o dia trabalhando para assimilar os alimentos e, por isso, estará ativo. A distribuição ideal é a seguinte:

  • 8.30 h: Café da manhã
  • 11 h: Lanche da manhã
  • 14 h: Almoço
  • 17 h: Lanche da tarde.
  • 20 h: Jantar
4

Além de modificar os seus hábitos alimentos, para conseguir eliminar a gordura abdominal é fundamental que pratique exercício físico. Com o exercício conseguirá que as calorias ingeridas se aproveitem como energia e, não fiquem desta forma acumuladas no organismo em forma de gordura. Por isso, o ideal é faça todos os dias 30 minutos de exercício onde combine atividade cardiovascular e exercícios de tonificação.

Mas se não tem tanto tempo, pode condensar os 30 minutos por dia fazendo sessões de 1 hora a cada 2 dias. Assim, também deixará o seu corpo se recuperar e evitar treinar demais. A distribuição ideal de exercícios para reduzir a barriga são:

  • Exercícios cardiovasculares (entre 20 e 40 minutos): são aqueles que conseguem ativar o nosso metabolismo e fazer-nos perder calorias através do suor. Os mais adequados são o running, a bicicleta ou a elítica.
  • Exercícios de tonificação: são essenciais para conseguir fortalecer os músculos e melhorar a aparência do seu corpo. Recomenda-se que se trabalhem todas as partes do corpo para conseguir um corpo saudável e forte.
  • Abdominais: se quer eliminar a gordura abdominal é fundamental que faça exercícios abdominais para fortalecer os músculos da zona e conseguir eliminar o excesso de gordura. Neste artigo ensinamos-lhe como fazer exercícios abdominais em casa.
5

Pode complementar a sua rotina com a ingestão de infusões para eliminar a gordura abdominal, que são indicadas para acelerar o metabolismo e para queimar as gorduras de forma natural. A cavalinha é, por exemplo, uma das mais adequadas para o ajudar com o seu objetivo porque tem uma alta capacidade diurética que ajuda a eliminar as toxinas-

O chá verde também é perfeito para isso, uma vez que nos ajuda a desinflamar a barriga além de conseguir que a gordura seja utilizada como energia pelo nosso corpo. Neste artigo de umComo contamos-lhe quais são as melhores infusões para perder a barriga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar a gordura abdominal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como eliminar a gordura abdominal

Como eliminar a gordura abdominal
1 de 6
Como eliminar a gordura abdominal

Voltar ao topo da página