Como eliminar a nicotina do organismo

Como eliminar a nicotina do organismo

Embora o cigarro possua em torno de 4,7 mil substâncias nocivas, entre elas, o alcatrão, benzeno, polônio, níquel, arsênio, acetato de chumbo, cetonas, terebintina e muitas outras, uma das mais perigosas é a nicotina, responsável pelo vício no hábito de fumar, o tabagismo. Por isso, mesmo depois de ultrapassar as barreiras da dependência química e psicológica, o ex fumante deve aprender a como eliminar a nicotina do organismo. Embora esse seja um procedimento natural que ocorre com o passar do tempo, existem alimentos, chás e demais bebidas que agilizam a desintoxicação do corpo. Para saber quais são eles, confira a lista que o umCOMO preparou a respeito do assunto.

Chás que ajudam a desintoxicar o organismo

Entre as ervas medicinais, é a tanchagem que tem o mérito de ser uma das principais plantas que ajudam a eliminar a nicotina do organismo. Devido às prioridades depurativa, anti-inflamatória, diurética e desintoxicante do também chamado chá de tanchagem, com a infusão dessa planta é possível purificar os pulmões, limpando-os e eliminando as substâncias nocivas do cigarro, inclusive, a nicotina.

Para preparar é bastante simples, sendo preciso apenas ferver um pouco de água e colocar em uma xícara com algumas folhas secas da erva, esperar esfriar e beber. Para cada litro de água é indicado usar duas colheres de sopa de tanchagem, podendo ser preparada uma quantia maior de chá para ser ingerido ao longo do dia. No entanto, não é recomendado beber mais do que três xícaras por dia. As ervas aromáticas, como a erva cidreira, hortelã e erva doce, também são indicadas para tomar após a pessoa parar de fumar.

A razão é que o tabagismo estimula a perda de vitaminas do organismo e essas plantas são fontes de vitaminas A e E. Além disso, a hortelã é recomendada até mesmo para quem está sofrendo com os sintomas da abstinência, como os enjoos frequentes. Essa erva colabora com o bom funcionamento do sistema digestivo, reduzindo as náuseas, bem como diminuindo a tensão, a ansiedade e a dor de cabeça, também comuns nesse período.

Remédio caseiro para eliminar nicotina do corpo

Existe uma receita caseira que conta com efeitos muito positivos para quem deseja livrar o seu organismo da nicotina acumulada devido ao hábito de fumar, é o xarope de gengibre, cebola e cúrcuma. Para prepará-lo, é preciso reunir os seguintes ingredientes:

  • 6 rodelas grossas de gengibre
  • 400 g de cebola
  • 2 colheres de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)
  • 400 gramas de açúcar mascavo ou mel
  • 1 litro de água

Para fazer a receita, é necessário colocar a água para ferver com o mascavo (quem escolher o mel deve adicioná-lo apenas ao final) e quando levantar fervura adicionar a cebola picada e o gengibre ralado. Depois que ferver pela segunda vez, chega a hora de adicionar a cúrcuma e baixar o fogo. Ao ferver pela terceira vez, o conteúdo vai estar pela metade, quando é preciso desligar o fogo, coar o conteúdo da panela e colocar em um pote de vidro (e acrescentar o mel, se for o caso).

Quando o xarope estiver frio, pode ser levado à geladeira, sendo que podem ser ingeridas duas colheres de sopa, duas vezes por dia. De preferência, em jejum, pela manhã, e após o jantar. Essa receita ajuda a eliminar a nicotina porque, enquanto o gengibre serve para tirar o acúmulo de muco, a cúrcuma funciona como antisséptica e antibacteriana, purificando o sangue, e a cebola tem propriedades anticancerígenas, além de prevenir problemas respiratórios.

Bebidas que ajudam a desintoxicar

Os líquidos, como os sucos e a água, além dos chás, são muito úteis para eliminar a nicotina do corpo pelo fato de serem diuréticos, isto é, estimulam a liberação de toxinas por meio da urina. Por isso, apostar neles é ainda mais eficiente, uma vez que a própria nicotina é expulsa do corpo pelo xixi, o que começa a ser feito somente após oito horas que o organismo não recebe mais a substância. Porém, toda a nicotina acumulada pode levar até 30 dias para ser liberada completamente.

Por isso da importância de estimular a sua eliminação por meio dos líquidos e alimentos, inclusive, da água, que ajuda o organismo todo a funcionar de maneira melhor. Então, quanto mais água for consumida por dia, melhor, até porque o tabagismo causa a desidratação do organismo e ao estar hidratada a pessoa consegue suar mais, outro meio por qual a nicotina é extinta. Alguns sucos são especialmente bons nesse tratamento, como é o caso do suco de cenoura e de limão.

Além de diurética, a cenoura conta com as vitaminas A, B, C e K, sendo que a vitamina C é especialmente importante para acelerar o metabolismo. Quanto mais acelerado ele estiver, mais rápido vai se livrar das toxinas que possui. E mais, já que o tabagismo prejudica a saúde da pele, ao parar com o vício, a cenoura é uma ótima receita para devolver o vigor à cútis. Já o limão, além de acelerar o metabolismo, é diurético, limpando o organismo com mais rapidez. A melhor forma de consumir o seu suco é em jejum, basta espremer duas unidades em um copo de água.

Alimentos que liberam o corpo da nicotina

As vitaminas C, E e A são as mais importantes de consumir quando se é um ex fumante recente, porque elas são as principais responsáveis por proteger os pulmões. Já a vitamina B5 colabora ao combater o estresse, um sintoma bem comum quando a pessoa para de fumar. Por conta disso, é fundamental ter uma alimentação saudável, já que ela vai não só ajudar na purificação do organismo, como a abastecer o corpo de nutrientes e a fazê-lo funcionar melhor e expulsar a nicotina mais rapidamente.

Embora seja preciso ter uma alimentação equilibrada, é necessário investir bastante nos vegetais, especialmente, nos que possuem as vitaminas mais importantes para essa hora. No caso das frutas, não podem faltar na sua dieta diária a laranja, rica em vitamina C, o kiwi, fonte também de vitaminas A e E, bem como as frutas vermelhas, que possuem função depurativa do organismo e diurética, além da romã, que conta com o benefício de promover uma melhor circulação do sangue e, por consequência, eliminação das toxinas.

Quanto aos legumes e verduras, o brócolis é um grande aliado dos pulmões, uma vez que é rico em vitamina C, assim como B5. O agrião também colabora com a limpeza dos pulmões e combate diferentes tipos de cânceres. O espinafre é fonte de ácido fólico, além de fazer com que o tabaco ganhe um paladar ruim, no caso de uma recaída. E como já foi citada, a cebola é outro alimento que ajuda a eliminar a nicotina acumulada no corpo, limpando os pulmões e evitando as doenças do sistema respiratório, sendo melhor ingeri-la crua. Todos esses alimentos devem ser consumidos de forma equilibrada e serem combinados com um cardápio variado e saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar a nicotina do organismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.