menu
Partilhar

Como eliminar a retenção de líquidos das pernas

Como eliminar a retenção de líquidos das pernas

A retenção de líquidos é o resultado de uma acumulação de água e toxinas no corpo, que o organismo precisa eliminar, mas que não é capaz de fazer. Este problema pode afetar várias partes do corpo e quando ocorre nas pernas, estas começam a ficar mais inchadas, pesadas e inclusive é possível sentir cãibras e dores. Se esta condição atormenta você dia a dia, preste atenção nos conselhos deste artigo de umComo, no qual ajudamos você a saber como eliminar a retenção de líquidos nas pernas.

Passos a seguir:
1

Quando as pernas, os tornozelos ou os pés incham, provocando sensação de peso, cansaço e inclusive dores, é muito provável que você esteja sofrendo de retenção de líquidos nas extremidades inferiores. Se esta condição se prolongar, é importante ir ao médico para determinar a causa exata e evitar assim problemas de saúde de maior gravidade.

2

Conforme indicamos, modificando alguns hábitos de vida é possível favorecer a eliminação da retenção de líquidos nas pernas. E entre as mais importantes e eficientes, encontram-se as mudanças a serem feitas na alimentação diária, essencial também para melhorar a sua saúde. Por um lado, aconselha-se reduzir o consumo de sal nas refeições, bem como evitar os alimentos com um alto teor de açúcares e gorduras saturadas. Por outro, deve-se incluir, sobretudo, alimentos ricos em potássio e com pouco sódio, aumentando o consumo de vegetais e frutas.

Como eliminar a retenção de líquidos das pernas - Passo 2
3

E uma alimentação saudável não surtirá efeito para combater a retenção de líquidos se não for combinada com uma boa rotina de exercícios físicos. Este passo é essencial para exercitar a musculatura e melhorar, ao mesmo tempo, a circulação sanguínea. Opte por atividades nas quais tenha de colocar em movimento as extremidades inferiores como, por exemplo, a corrida, a natação, o ciclismo ou aulas de dança e tonificação.

Como eliminar a retenção de líquidos das pernas - Passo 3
4

Uma hidratação adequada é imprescindível para eliminar toxinas e limpar o organismo, pelo que beber água em abundância durante o dia ajudará você também a eliminar a retenção de líquidos nas pernas. Você também pode completar a hidratação com alguns sucos naturais e chás que são aliados ideais para estimular a eliminação de líquidos e reduzir o inchaço e o peso que esta condição provoca. Descubra quais são as melhores opções consultando os seguintes artigos:

5

Quando a retenção de líquidos ocorre principalmente nas pernas, será conveniente tentar mantê-las levemente elevadas enquanto estiver sentada ou procurar levantá-las várias vezes ao dia se estiver trabalhando. Do mesmo modo, não é recomendável o uso de peças de roupa apertadas demais, já que dificultam a circulação do fluxo sanguíneo piorando esta condição.

6

A retenção de líquidos é uma das principais causas do aparecimento de celulite em algumas zonas do corpo. Além dos conselhos anteriores, há tratamentos estéticos muito eficazes para combater ambos os problemas, como é o caso da drenagem linfática. Trata-se de uma massagem terapêutica através da qual se equilibra o conteúdo de água presente no organismo, eliminando os excessos e fazendo frente à má circulação, à celulite, à sensação de peso nas pernas, etc. É importante que este tratamento seja realizado por um especialista para poder receber todos os seus benefícios.

Como eliminar a retenção de líquidos das pernas - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar a retenção de líquidos das pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
mari farias
a mãe tem 83 anos e esta sempre vasando agua das pernas o que fazer?
fabia
Sou diabetica e sinto muito formigamento em todo meu corpo issi w noemal????

Como eliminar a retenção de líquidos das pernas
1 de 4
Como eliminar a retenção de líquidos das pernas

Voltar ao topo da página