Como eliminar o mau cheiro vaginal

Como eliminar o mau cheiro vaginal
Imagem: notihoy.com

O mau cheiro vaginal pode afetar de forma séria nossa saúde íntima e nosso bem-estar vaginal, fazendo-nos sentir além disso incômodas e preocupadas. No entanto, este problema conta com diferentes soluções que garantirão uma melhoria eficiente, permitindo regular o aroma da região íntima de forma adequada. Quer saber mais? Em umComo.com.br explicamos a você como eliminar o mau cheiro vaginal.

Passos a seguir:
1

O primeiro que você deve fazer para conseguir eliminar o mau cheiro vaginal é determinar sua causa. São várias as razões pelas quais podemos apresentar mau cheiro nesta região, incluindo problemas de higiene, maus hábitos na hora de escolher as peças que usamos ou infecções vaginais.

2

Uma das principais causas do mau cheiro vaginal são as infecções vaginais. Se além de mau cheiro o fluxo apresentar outros sintomas como ardor ao urinar, coceira, ou incômodos durante a atividade sexual, é muito provável que esteja sofrendo de uma infecção vaginal.

Neste caso a melhor opção é ir a um ginecologista, pois cada infecção conta com um tratamento e medicação próprios. Além disso, na presença desta condição, a opinião médica é importante.

Entre as infecções vaginais, a candidíase é uma das mais frequentes. Por isso, entre no nosso artigo e saiba como prevenir a candidíase vaginal.

3

Se o problema não deriva de uma infecção vaginal, então é conveniente revisar a higiene íntima e ter em conta algumas medidas:

  • Lave sua vagina sempre com sabonetes íntimos, evitando o uso de outros produtos que poderiam alterar a delicada flora bacteriana desta região.
  • É importante lavar sua vagina diariamente, melhorando ainda mais o asseio durante os dias da menstruação.
  • Nestes dias você deverá trocar o absorvente ou absorvente interno com frequência, pelo menos três vezes ao dia, pois seu uso prolongado produz mau cheiro vaginal.
  • Seque muito bem a região íntima após o banho; o excesso de umidade favorece o crescimento de fungos e bactérias.
  • Limpe e lave a região vaginal sempre da frente para trás, assim evitará que as bactérias localizadas no ânus entrem em contato com a vagina.
  • Não é recomendável se exceder muito com a higiene ou poderia fazer com que as bactérias boas localizadas na região desapareçam, permitindo que as infecções afetem mais facilmente a região.
  • Se você é sexualmente ativa, convém lavar a região após o coito.
4

Para eliminar o mau cheiro vaginal é importante revisar o tipo de roupa íntima que usamos. A recomendação é escolher lingerie adequada, que seja fabricada 100% com algodão, que seja de nosso tamanho e que não aperte a região, permitindo a adequada respiração da pele. Deste modo conseguiremos controlar os suores e com isso o mau cheiro.

5

E se você procura um remédio caseiro para eliminar o acúmulo de bactérias causadoras do mau cheiro vaginal, oferecemos a você duas alternativas:

  • Banhos com vinagre de maçã: dilua duas xícaras de vinagre de maçã em sua banheira e tome um banho de pelo menos 20 minutos. Este ingrediente ajudará a controlar a produção de bactérias de forma eficiente. Se não tiver banheira, dilua meia xícara de vinagre de maçã em um recipiente grande e molhe ali sua região íntima.
  • Óleo de árvore de chá: misture 3 gotas deste produto em 1 xícara de água e aplique na região íntima, depois seque como de costume.

Leia também: Vagina latejando, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o mau cheiro vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.