Como eliminar os fungos da pele

Como eliminar os fungos da pele

Os fungos da pele são bastante prevalentes, principalmente em pessoas que frequentam locais públicos como ginásios, saunas, piscinas ou até a praia. Devido aos seus sintomas desagradáveis e ao forte impacto estético que têm na pele, saber como eliminar os fungos da pele é importante para manter uma saúde e aparência saudáveis.

Tipos de fungos que podem infectar a pele

O tipo de fungos que infecta a pele mais frequentemente denomina-se por dermatófitos, sendo responsáveis por infecções como a tinea, o pé-de-atleta ou a onicomicose (infecção fúngica nas unhas). Estes são frequentemente transmitidos pelo contato com animais, pessoas ou objetos infectados, permitindo que estes se alojem em áreas menos higienizadas e úmidas do corpo, como o espaço interdigital (entre os dedos), as virilhas e as axilas. No caso da onicomicose, esta infecção desenvolve-se muitas vezes como consequência do pé-de-atleta, levando a que as unhas desenvolvam uma coloração amarela ou esbranquiçada, com aspecto quebradiço.

Outro tipo comum de fungos são as leveduras, que podem desencadear infecções como a candidíase ou a pitiríase versicolor. A candidíase em particular, para além de poder infectar a pele, levando ao aparecimento de prurido e vermelhidão, infecta também as mucosas, podendo levar à candidíase oral, na vagina e no pênis. A pitiríase por sua vez, afeta áreas como o tronco e as costas e caracteriza-se por pequenas manchas brancas ou rosa isoladas ou aglomeradas, que para além de terem um forte impacto estético, provocam comichão. A exposição ao sol torna mais visível as manchas da pitiríase, devido à diferença de pigmentação em comparação com a restante pele.

Como eliminar os fungos da pele

O tratamento dos fungos de pele depende da infeção fúngica presente. Na maioria dos casos, estes podem ser eliminados eficazmente com recurso a medicamentos de aplicação tópica, quando a área afetada é pouco extensa ou com recurso a comprimidos, quando a aplicação tópica não é possível por se tratar de uma área muito extensa. Para a infeção fúngica das unhas está normalmente indicado o tratamento em verniz para aplicação durante longos períodos de tempo.

Um fator importante a ter em conta, mesmo quando é realizado tratamento farmacológico, é a limpeza da pele. Antes da aplicação do tratamento a pele deve ser limpa com um sabonete antisséptico e posteriormente seca. Deve também ser eliminada a pele morta, uma vez que esta facilita a propagação dos fungos e aplicar-se, com a ajuda de uma bola de algodão, vinagre de cidra na área afetada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os fungos da pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.