Cistos da pele

Como eliminar os nódulos de gordura

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar os nódulos de gordura

Os nódulos de gordura são quistos que saem embaixo da pele, no geral de caráter benigno que desaparecem por si mesmos seguindo hábitos de vida saudáveis, mas são antiestéticos e, às vezes, incômodos. Podem aparecer em qualquer parte do nosso corpo e nem sempre se devem a uma causa em concreto, por isso não estamos isentos de sofrer de um em algum momento da nossa vida. Para evitar que infectem e que desapareçam rapidamente, você pode seguir algumas dicas que vamos explicar no seguinte artigo de umComo para saber como eliminar os nódulos de gordura do seu corpo antes de lhe causarem desconfortos maiores.

Também lhe pode interessar: Causas das bolinhas de gordura

Índice

  1. Aplicação de calor úmido
  2. Usar aloe vera
  3. Alimentação e descanso
  4. Medidas de higiene para os nódulos de gordura
  5. Tratamentos médicos para os nódulos de gordura

Aplicação de calor úmido

É importante aplicar calor no nódulo de gordura para facilitar sua drenagem, mas não se esqueça que este calor tem de ser úmido e com uma temperatura média. Caso contrário, uma alta temperatura pode causar uma infecção não desejada no nódulo, pois o calor favorece a proliferação das bactérias.

Assim, o uso de panos úmidos quentes pode ser aplicado sobre estes quistos sem problemas, melhor que fazer uso de compressas térmicas, já que tem de umedecê-las e podem ser um perigo para sua saúde.

Como eliminar os nódulos de gordura - Aplicação de calor úmido

Usar aloe vera

O aloe vera tem múltiplas propriedades benéficas, entre elas a de calmante, cicatrizante e antibacteriana, por isso sua aplicação diretamente da planta no nódulo de gordura permitirá acabar com aqueles micro-organismos que poderiam infectar o quisto sebáceo.

Caso não conte com uma planta de aloe vera em casa, pode adquirir um gel de aloe vera que seja o mais puro possível e aplicar umas gotas do mesmo sobre o nódulo. No entanto, as suas qualidades são bem mais benéficas quando o gel se obtém diretamente do interior de uma folha de aloe vera.

Como eliminar os nódulos de gordura - Usar aloe vera

Alimentação e descanso

A ingestão de nutrientes essenciais são fundamentais para fortalecer nosso sistema imunológico, pelo que, perante o aparecimento de um nódulo de gordura, estaremos mais fortes para se curarem por si mesmos. O ideal é se alimentar de maneira correta, com uma dieta variada onde inclua frutas antioxidantes e verduras de folha verde para eliminar as toxinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o sistema imunológico.

O descanso também ajudará a permanecê-lo forte diante de qualquer problema deste tipo, por isso recomendamos que durma as horas necessárias todas as noites e faça-o em um lugar onde seu corpo relaxe por completo.

Como eliminar os nódulos de gordura - Alimentação e descanso

Medidas de higiene para os nódulos de gordura

Levar a cabo uma boa higiene pessoal na zona onde apareceu o nódulo evitará que este se infecte, se agrave e surjam problemas de maior gravidade.

É muito importante lavar a área todos os dias com um pouco de sabão antibacteriano e água morna para se curar com mais rapidez. Caso o tenha em uma zona delicada e incomode você com o roçar das roupas, pode cobri-lo com uma gaze após realizar a limpeza.

Tratamentos médicos para os nódulos de gordura

Pomadas antibióticas

Caso o quisto não desapareça por si só ao fim de uns dias e veja que a zona está inflamada causando dor e adquirindo um aspecto avermelhado, é possível que esteja infectado. E quando isso ocorrer, é fundamental ir ao médico para examinar a zona e prescrever o tratamento mais apropriado para você. Normalmente, costumam-se receitar cremes antibióticos que ajudam a eliminar o nódulo de gordura e a reduzir o desconforto que causa.

Remoção do nódulo de gordura

Em alguns casos, será necessária a intervenção de um médico para levar a cabo a remoção do quisto se este não desaparecer com alguns dos remédios anteriormente citados, por isso será feita uma pequena incisão com anestesia local para a sua remoção, drenagem e limpeza da zona.

Como eliminar os nódulos de gordura - Tratamentos médicos para os nódulos de gordura

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os nódulos de gordura, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Nunca pretenda remover o quisto por sua conta, poderia infectá-lo.
  • Se o nódulo é pequeno e não dói, experimente os remédios naturais primeiro antes do uso de medicamentos.
  • Preste atenção ao nódulo caso cresça, fique vermelho ao seu redor e comece a doer.
  • Vá a um médico antes de iniciar qualquer tratamento farmacêutico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como eliminar os nódulos de gordura