Partilhar

Como eliminar toxinas do corpo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar toxinas do corpo

Um corpo livre de toxinas é sinal de um estado de saúde ótimo e de um sistema imunológico forte diante de possíveis infecções ou doenças. Nosso organismo, através da função dos rins, do fígado, dos pulmões, dos intestinos e da pele, depura-se continuamente e elimina todas aquelas substâncias que sobram, mas o que acontece quando ocorre um excesso de toxinas e o corpo é incapaz de eliminá-las completamente por si só? Diante de tal situação é recomendável fazer algumas mudanças nos hábitos de vida que permitam eliminar toxinas do corpo e prevenir problemas de saúde; descubra como consegui-lo no seguinte artigo de umComo.

Porque se acumulam toxinas no corpo?

As toxinas são substâncias não biológicas que representam uma ameaça para o bem-estar corporal e ainda que nosso organismo conte com um sistema para livrar-se delas, às vezes ocorre um acúmulo delas que pode ocasionar problemas de saúde como dores de cabeça, retenção de líquidos, sensação de cansaço ou fadiga, perda de concentração, insônia, digestão complicada, etc.

Normalmente o acúmulo de toxinas ocorre devido a uma má alimentação, um ritmo de vida sedentário e a hábitos de vida pouco saudáveis e, tal como aconselham os especialistas, quando isto ocorre é imprescindível realizar algumas mudanças em nosso estilo de vida para restabelecer o equilíbrio natural do organismo e favorecer a eliminação de todas aquelas substâncias que sobram.

Beber água em abundância para eliminar toxinas

Uma das medidas fundamentais para depurar o corpo e eliminar toxinas é beber a quantidade de água diária recomendada (2 litros de água). Isto além de manter-se bem hidratado, reduz as possibilidades de reter líquidos e favorece o aumento da produção de urina, o que melhora a função dos rins acelerando assim o processo de eliminação de substâncias tóxicas.

Como eliminar toxinas do corpo - Beber água em abundância para eliminar toxinas

Dieta detox

Para eliminar toxinas do corpo de forma saudável e depurar completamente o organismo, nada melhor do que aderir à tendência da dieta detox. Você sabe do que se trata? É uma dieta que se baseia em duas fases, a purificadora e a antioxidante, e que através da ingestão de frutas e verduras permite eliminar as toxinas acumuladas, fortalecer as defesas, baixar de peso, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

Antes de comprovar seus incríveis resultados, convidamos você a consultar os artigos O que é a dieta detox e Como fazer a dieta detox para saber em detalhe em que consiste este método de depuração e de que forma deve realizá-lo dia a dia.

Como eliminar toxinas do corpo - Dieta detox

Sucos detox

Da dieta purificadora mencionada anteriormente, os chamados sucos detox são claros protagonistas. Estes são grandes aliados para eliminar as substâncias que sobram e favorecer a saúde graças ao seu teor em polifenóis, antioxidantes naturais essenciais para a boa desintoxicação do corpo. São elaborados a partir da mistura de frutas e verduras que fornecem uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas imprescindíveis para as funções dos órgãos vitais.

Descubra as receitas para preparar estes sucos visitando os artigos Como fazer sucos detox e Como fazer sucos depurativos.

Como eliminar toxinas do corpo - Sucos detox

Alimentos a evitar e chás

Uma vez que você sabe o tipo de dieta que deve seguir para eliminar toxinas e cuidar de sua figura, é importante levar em consideração que também deverão ser eliminados certos alimentos prejudiciais como é os carboidratos, os produtos processados e em conserva, os açúcares, as gorduras saturadas, o sal, o café e o álcool.

Uma boa forma de substituir o consumo de café é optando por aquelas infusões que têm propriedades diuréticas e depurativas como a de dente de leão, de cavalinha, de tomilho, de chá verde ou de folhas de sabugueiro. Descubra mais alternativas no artigo Quais são os chás depurativos.

Como eliminar toxinas do corpo - Alimentos a evitar e chás

Exercício físico para eliminar toxinas

Suar fazendo exercício físico é uma das melhores maneiras de eliminar as toxinas que acabam acumulando no corpo e limpar a camada mais superficial da pele. Além disso, a prática regular de qualquer atividade permite oxigenar o cérebro e, como aumenta o consumo de água, acelera-se o processo de depuração através da urina.

Como eliminar toxinas do corpo - Exercício físico para eliminar toxinas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar toxinas do corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como eliminar toxinas do corpo

O que lhe pareceu o artigo?

Como eliminar toxinas do corpo
1 de 6
Como eliminar toxinas do corpo

Voltar ao topo da página