Como eliminar uma verruga filiforme

Como eliminar uma verruga filiforme

Se se encontra perante a incômoda situação de ter uma verruga filiforme, neste artigo vamos dar-lhe uma série de conselhos para se livrar destas verrugas tão incômodas e nada estéticas. As verrugas filiformes são largas e pequenas, às vezes em forma de ramos. Embora no geral sejam inofensivas, algumas estirpes de HPV estão associadas com outros riscos para a saúde, incluindo verrugas genitais e o câncer do colo uterino. Leia atentamente este artigo para descobrir como pode eliminar esta verruga filiforme que tanto desconforto causa. Em umComo.com.br recomendamos-lhe que vá a um médico ou dermatologista para aconselhá-lo sobre a melhor solução.

Passos a seguir:
1

Um dos melhores remédios caseiros para eliminar estas verrugas é a aplicação de uma batata na zona afetada, para isso deve lavar uma batata natural. O potássio e outros nutrientes da batata absorvem-se na pele e atuam contra o HPV. O ideal é cortar a batata às rodelas, de uns 0,4 cm de espessura para que possa aplicá-las bem por cima da verruga filiforme.

2

Depois de cortar a batata às fatias, coloque-a por cima da zona e segure-a com fita, deve deixá-la durante toda a noite para que esta faça efeito na verruga filiforme.

3

Aplique um pouco de vaselina na pele à volta da verruga, mas não sobre esta. Assim protegerá a pele saudável de se irritar devido ao tratamento com a batata.

4

No caso das verrugas filiformes nos genitais geralmente podem sair como sintoma do vírus do papiloma humano, é uma doença venérea, necessitará de ir ao médico se for esse o caso. Para eliminar este tipo de verrugas o mais recomendado, tirando a parte da intervenção cirúrgica, é colocar à volta da verruga um cabelo muito apertado como se quisesse "estrangulá-la", corte os pedaços do cabelo que sobrarão depois de ter feito o nó para que não se note.

5

Outro remédio caseiro bastante popular é o de moer um pouco de coentros e fazer um cataplasma que se aplique sobre a verruga. Precisa de fazer isto por uns meses.

6

O tratamento definitivo, mas não invasivo é a remoção cirúrgica da verruga e da sua "raiz". Pode-se realizar uma cirurgia com nitrogênio líquido, utilizar ácido salicílico ou agentes que causam bolhas, administrar uma variedade de produtos químicos tópicos ou injetados para estimular a resposta do sistema imunológico, ou queimar a verruga com um laser.

7

Outra opção é a crio criocirurgia. Aqui, utilizam-se químicos especiais, principalmente nitrogênio líquido para congelar as células de crescimento da verruga. Com isto, as células rebentam e as verrugas são destruídas. Este tratamento também se deve repetir depois de 2-3 semanas durante uns meses com a finalidade de se livrar por completo do vírus causador da verruga.

8

Uma forma mais inovadora de eliminar as verrugas filiformes é usando a imunoterapia, que consiste em induzir no paciente uma reação alérgica na zona das verrugas usando um agente químico que faça reagir rapidamente no sistema defensivo. Ele atinge as verrugas para que desapareçam em pouco tempo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar uma verruga filiforme, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • São mais comuns nas crianças do que nos adultos, se bem que se podem desenvolver em qualquer idade. Geralmente, aparecem nas pálpebras, no rosto ou no pescoço.