Partilhar
Partilhar em:

Como emagrecer para sempre

Como emagrecer para sempre

Quer perder peso e não voltar a engordar? Pois só há uma maneira de conseguir isso: mudando seus hábitos de vida. Quando temos sobrepeso ou problemas para emagrecer, temos que pensar na forma de nos alimentar, assim como na atividade diária que fazemos. Cada vez existem mais profissões em que os trabalhadores passam a jornada de trabalho em uma cadeira, provocando que muitos deles tenham uma vida sedentária e pouco saudável. Neste artigo de umComo vamos dar uma série de conselhos que mostrarão como emagrecer para sempre contando como pode perder os quilos a mais, mas principalmente, os truques para não voltar a engordar.

Também lhe pode interessar: Como emagrecer com maçã

A alimentação

Para poder emagrecer para sempre a primeira coisa que tem que fazer é revisar seus hábitos alimentares e fazer uma série de modificações. Deve se lembrar que os quilos a mais têm sempre relação com a comida que ingere, pois dela tiramos as calorias necessárias para que o nosso corpo funcione; se não forem consumidas, acabam virando um acúmulo de gordura saturada difícil de eliminar.

Sendo assim, em linhas gerais, vamos contar como deve comer para não engordar:

  • Comer 5 vezes por dia: é importante, para manter o seu organismo acelerado, para que distribua as suas comidas em cinco refeições por dia. Mas lembre-se: tem que optar por alimentos leves, pobres em gorduras e ricos em fibra para que saciem e consiga se sentir cheio com menos quantidade. Sendo assim, o mais adequado para comer entre as refeições são as frutas da época e os iogurtes desnatados.
  • Tome um café da manhã como um rei, almoce como um príncipe, jante como um mendigo. Esta é a regra básica que tem que seguir para poder ter uma alimentação saudável e não engordar. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois é o responsável por dar as calorias necessárias para passar o resto do dia. O jantar, por outro lado, é a refeição que mais deve vigiar, preferindo pratos leves e pobres em gorduras. Neste artigo contamos a você quais são os melhores alimentos para jantar para que possa configurar um cardápio.
  • Limite o consumo de carboidratos. Qualquer alimentação equilibrada deve ter carboidratos, mas estes devem ser evitados à tarde e à noite pois, se não forem queimados, acabarão se acumulando no organismo como gordura saturada. Além disso, para que o seu valor nutricional seja adequado, o recomendável é que sejam sempre integrais, assim tomará uma grande quantidade de fibra, estará saciado por mais tempo e reduzirá a quantidade de glicose no sangue.
  • Proteínas pobres em gorduras: uma dieta saudável deve incorporar alimentos ricos em proteínas, mas caso queira emagrecer, nem todos servem. O melhor é que encha a sua geladeira de frango, peru ou peixes brancos e deixe para trás os embutidos ou carnes como a de porco, pois têm muita gordura.

Além disso, também deverá se habituar a beber 2 litros de água por dia para conseguir depurar o organismo, eliminar a retenção de líquidos e conseguir que seu corpo esteja em ótimas condições. Para facilitar o seu propósito, na umComo damos algumas ideias sobre o que pode comer para não engordar.

Pratique exercício

Quando já tiver feito as mudanças em sua alimentação, o seguinte passo será ativar o seu corpo com a prática de esporte. Para conseguir emagrecer para sempre, é essencial que se habitue a fazer exercício, tonificando o seu corpo, perdendo esse excesso de calorias que nem sempre termina e aproveitando uma vida saudável.

Não precisa exagerar na academia porque, a longo prazo, isso acaba cansando qualquer pessoa: o ideal é que procure um esporte, uma atividade que goste para ter a certeza de que não a deixará de lado. Por exemplo, se gosta de vôlei, por que não se matricula em um time? Se sempre gostou de patinar, por que não marcar uma rotina cada semana? Em qualquer caso, para ter um corpo tonificado e compensado deverá dividir o seu treino nas seguintes etapas:

  • 1ª etapa: Aquecimento. É essencial que antes de começar a fazer esporte, aqueça os seus músculos e alongue para evitar qualquer lesão.
  • 2ª etapa: Exercício cardiovascular. Pelo menos 20 minutos da sua rotina devem ser dedicados aos exercícios cardiovasculares, isto é, os que fazem suar e aceleram o ritmo cardíaco (correr, fazer bicicleta, patinar, etc.).
  • 3ª etapa: Tonificar. Para conseguir que seu corpo esteja compensado, recomenda-se adicionar ao seu treino alguns exercícios para fortalecer os músculos (halteres, abdominais, exercícios para os glúteos, etc.).
  • 4ª etapa: Alongamentos. Para evitar as dores musculares e relaxar os músculos é essencial que após a sua sessão esportiva faça alongamentos centrando-se, principalmente, nos grupos musculares trabalhados.

Evitar o efeito rebote

Para poder conseguir que o seu peso se mantenha é importante evitar o efeito rebote, isto é, não voltar a ganhar os quilos perdidos quando deixar a dieta. Isso costuma acontecer quando as pessoas, após o seu regime para emagrecer, voltam aos seus antigos hábitos alimentares, fazendo todos os caprichos que querem sem controle algum. Os quilos voltarão, isso é uma certeza. O único truque é manter uma dieta saudável e pobre em gorduras durante a sua vida toda.

Como já dissemos, não é preciso seguir uma dieta estrita para emagrecer e sim fazer mudanças alimentares como referimos e praticar um pouco de esporte para ver os resultados em pouco tempo. Mas isso não é algo de uma época e sim deve ser uma mudança profunda em sua forma de viver, só assim conseguirá não sofrer o temido efeito rebote.

A melhor forma de conseguir que isso seja real consiste em inovar com as suas receitas, em aprender a cozinhar pratos saudáveis e em se dar, de vez em quando, a um capricho (mas sempre de maneira pontual). Assim conseguirá que sua nova forma de se alimentar seja mais fácil de levar e que nunca se canse das comidas que prepara.

Por exemplo, um prato leve e delicioso pode ser um hambúrguer de frango com queijo light derretido sobre uma base de rúcula e tomate cru. Delicioso, verdade? Também pode optar por fazer pimentões recheados de atum ou aprender a fazer pratos light. Seguir uma vida saudável é simples, só é preciso criatividade e procurar sempre receitas diferentes para não se cansar nunca de comer bem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como emagrecer para sempre, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como emagrecer para sempre

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Como emagrecer para sempre
1 de 4
Como emagrecer para sempre