Partilhar

Como enfrentar a menopausa

Por Sara Viega. Atualizado: 5 agosto 2019
Como enfrentar a menopausa
Imagem: clubebeleza.com.br

Quando nosso corpo começa a deixar de produzir estrógeno e progesterona inicia-se a conhecida, e por muitas mulheres temida, menopausa. Começa uma nova etapa em nossas vidas na qual a fertilidade desaparece dando lugar a grandes mudanças, que ao contrário do que muitas mulheres acreditam, nem sempre são negativas. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos úteis para você descobrir como enfrentar a menopausa e sentir-se da melhor maneira possível dia a dia.

Também lhe pode interessar: Como começa a menopausa
Passos a seguir:
1

Um dos aspectos que as mulheres mais temem ao entrarem nesta etapa é enfrentar seus incômodos sintomas. Em primeiro lugar, é bom esclarecer que cada corpo é diferente, e que o que para algumas mulheres é um período muito forte para outras passa quase desapercebido. No entanto, cada mudança corporal conta com uma solução que ajudará você a torná-la mais tolerável.

2

A diminuição do desejo sexual devido às mudanças hormonais, costuma ser um sinal típico deste período. Para combatê-lo existem várias alternativas que apresentamos para você neste artigo.

3

A secura vaginal, produto também da diminuição da lubrificação, é um problema que gera muitos desconfortos, com sintomas como a coceira e o ardor. Mas também existem soluções para tornar sua vida mais fácil durante este período, em umComo explicamos-lhe como combater a secura vaginal.

4

Para enfrentar a menopausa de uma forma mais saudável é importante aceitar as mudanças do nosso corpo e tentar administrá-las da melhor forma possível. Vários remédios caseiros podem ajudar você a combatê-las e a sentir-se assim menos pressionada.

5

Incorpore o exercício em sua vida, ele ajudará você a fortalecer a massa óssea, melhorar seu aspecto físico, acelerar seu metabolismo e sobretudo a sentir-se com melhor humor, pois graças à atividade física são liberadas as endorfinas que beneficiam nosso estado de ânimo. Caminhar, nadar, correr, aulas de aeróbica, yoga e pilates são grandes alternativas para fazer você se sentir melhor.

6

Cuidar da sua alimentação durante esta etapa é fundamental, não só para prevenir o aumento de peso, mas também porque certos alimentos ajudam você a diminuir e a melhorar os sintomas produzidos pelas mudanças hormonais. Descubra a lista de alimentos recomendáveis para consumo durante a menopausa e incorpore-os à sua dieta.

7

Comece a praticar atividades que ajudem você a relaxar e a concentrar-se em outra coisa, como um esporte, exercício ou hobby. Procurar formas de desligar-nos e descobrir-nos é sempre uma grande ideia para favorecer o estado de ânimo e enfrentar a menopausa da melhor forma.

8

A menopausa não está apenas cheia de coisas negativas, representa um novo começo para o casal, que pode viver sua sexualidade de forma mais plena sem se preocupar com uma gravidez indesejada. Se você tem um companheiro, desfrutem do tempo juntos e de encontros sexuais mais relaxados, acredite ou não esta é uma das melhores idades para o sexo.

9

E se sentir que a tensão ou a tristeza, produto das mudanças emocionais, tornam-se intensas demais, não hesite em procurar um terapeuta para conversar a respeito deste tema e tentar superá-lo da melhor maneira. Apoie-se, além disso, em seus amigos e familiares, que ajudarão você a superar a menopausa de uma maneira melhor.

Leia também: Sintomas da menopausa aos 47 anos, o que fazer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como enfrentar a menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como enfrentar a menopausa

Como enfrentar a menopausa
Imagem: clubebeleza.com.br
Como enfrentar a menopausa

Voltar ao topo da página