Como engravidar de gêmeos

Como engravidar de gêmeos

O sonho de muitos pais é ter gêmeos, seja porque desejam ter uma família maior ou porque querem simplesmente que o bebê tenha um irmão mais próximo desde a sua infância. Este tipo de gestação ocorre normalmente devido a fatores genéticos hereditários, a uma idade avançada ou em mulheres que utilizam técnicas de reprodução assistida para engravidar. Ao contrário da gestação simples, a gestação múltipla significa que tem de existir o desenvolvimento de dois ou mais fetos na cavidade uterina. Engravidar de gêmeos não é uma decisão do pai nem da mãe. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe quais são as probabilidades de conseguir uma gravidez múltipla.

 

Passos a seguir:
1

Se tiver casos na família de gêmeos, então terá maiores probabilidades de engravidar de gêmeos. Ainda mais, se esses familiares forem mais próximos. A ovulação dupla pode não ocorrer em todos os ciclos menstruais, mas esta situação é mais frequente em mulheres com histórico familiar de gestações múltiplas.

2

Caso você tome pílula anticoncepcional e se esqueça de tomar por algum dia, você poderá ovular mais do que o normal nesses dias. Isso pode acontecer porque o seu corpo está a tentar compensar essa perda hormonal, por isso ficará mais propensa a ter uma gravidez múltipla.

3

As mulheres entre os 35 e os 40 anos de idade, têm mais chances de engravidar de gêmeos. Isto acontece porque, à medida que o tempo vai passando o corpo passa a produzir mais hormônios, o que por sua vez causa uma produção de mais óvulos. Por isso, é mais provável que no final da vida reprodutiva ocorra uma gestação gemelar.

4

Mulheres que recorrem a tratamentos para fertilidade, como inseminação artificial, indução de ovulação, fertilização in vitro e reposição hormonal, têm mais probabilidade de ter uma gestação múltipla. Este fenômeno ocorre porque, para que se consiga aumentar as probabilidades de ocorrer uma gravidez, o médico tem de implantar mais do que um embrião no útero da mulher.

 

5

Existe um medicamento chamado Clomid, um estimulante ovulatório, que pode aumentar as chances de ter uma gestação múltipla. O Clomid estimula o organismo da mulher, para que esta produza mais óvulos durante o seu período fértil.

 

6

Existem casos na Nigéria e nos Estados Unidos, em que mulheres que comeram inhame ou batata doce diariamente engravidaram de gêmeos. A batata doce e o inhame são ricos em diosgenina, uma substância que estimula a produção de vários óvulos durante o período fértil da mulher.

 

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como engravidar de gêmeos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso deseje engravidar de gêmeos, consulte o seu médico para saber quais são as suas possibilidades.