Partilhar

Como engravidar depois dos 40 anos

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como engravidar depois dos 40 anos
Imagem: expectant-moms.com

Atualmente estamos assistindo a uma tendência social em que as mulheres engravidam cada vez mais tarde, sendo que em muitos casos a gravidez acontece pela primeira vez depois dos 35 anos. Apesar de não existir uma idade certa para ser mãe, a partir dos 30 anos as chances de engravidar começam baixando consideravelmente e aumentam os riscos de saúde tanto para o bebê como para a mãe. Apesar de tudo, engravidar depois dos 40 anos não é impossível, mas será necessário que a mulher tenha em conta dos riscos e redobre os cuidados. Se você está interessada em saber como engravidar depois dos 40 anos, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como engravidar rápido

Riscos

Se você está pensando engravidar aos 40 ou depois dos 40, é importante que tome conhecimento dos riscos. Cada caso é um caso, pois o estado de saúde da mulher influencia muito sua gravidez, e aconselhamos que fale com seu médico de forma a ficar esclarecida em relação ao seu caso especifico.

De uma forma geral, os riscos de engravidar depois dos 40 anos incluem:

  • Maior risco do bebê nascer com deformação;
  • Pressão alta (Eclampsia) que pode originar doença cardíaca;
  • Elevadas chances de parto prematuro (antes das 38 semanas);
  • Maiores dificuldades na realização do parto;
  • Elevado índice de aborto espontâneo;
  • Maior risco de desenvolver diabetes gestacional;
  • Complicações no desenvolvimento da placenta;
  • Maiores chances do bebê vir a sofrer de diabetes tipo 1 ou hipertensão.

Como engravidar depois dos 40 anos - Riscos

Dicas

Pelas razões que apresentamos no ponto acima, é essencial que uma mulher que queira engravidar depois dos 40 anos tenha ainda mais cuidados com sua saúde e estilo de vida. A melhor forma de saber se reúne as condições necessárias para cumprir o seu desejo é consultando seu médico, que é quem conhece melhor seu quadro clínico, ou um especialista em fertilidade.

Será provável que o médico peça para que, durante alguns meses, a mulher e seu parceiro tenham várias relações sexuais por semana, sobretudo no período fértil, de forma a aumentar as chances de engravidar de forma natural. Será também importante que a mulher realize um exame ao sangue para verificar os níveis de FSH e/ou estradiol, que determinam a taxa de fertilidade.

Se a mulher que pretende engravidar for fumadora e não seguir bons hábitos alimentares, está no momento ideal de mudar isso. Será igualmente benéfico que aumente a prática de exercício físico e comece tomando ácido fólico meses antes de tentar engravidar.

Como engravidar depois dos 40 anos - Dicas
Imagem: stateschronicle.com

Tratamentos

Quando a mulher na casa dos 40 não consegue engravidar de forma natural após 1 ano de tentativa, será necessário recorrer a tratamentos médicos para alcançar esse objetivo. Esta é a realidade e a solução de muitas celebridades, que engravidam tardiamente e levam mulheres pelo mundo fora a acreditar que também elas podem ser capazes.

Uma mulher que sofre de menstruação irregular, sobretudo endometriose ou Síndrome dos ovários policísticos (SOMP), pode recorrer à indução da ovulação. Este tratamento consiste na toma ou injeção de hormônios que estimulam o crescimento e amadurecimento dos óvulos.

A fertilização in vitro é um dos tratamentos mais procurados por quem procura engravidar depois dos 40 anos. Consiste em fecundar os óvulos com os espermatozoides em um laboratório, ou seja, fora do corpo da mulher, e depois implantá-los no útero.

Na inseminação artificial, outra alternativa de tratamento, o esperma do homem é colocado no interior da vagina, útero, canal cervical ou Trompas do Falópio da mulher, no momento da ovulação.

Relativamente a estes dois últimos tratamentos, o casal pode concordar em recorrer à barriga de aluguel de uma mulher mais jovem e saudável, que apresente maiores chances de desenvolver o bebê do casal corretamente.

Como engravidar depois dos 40 anos - Tratamentos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como engravidar depois dos 40 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Consulte meu médico antes de começar tentando engravidar após os 40 anos.
  • As barrigas de aluguel são proibidas no Brasil, pelo que muitos casais contratam o serviço pela internet com mulheres estrangeiras ou recorrem às barrigas de parentes mulheres até ao quarto grau.

Escrever comentário sobre Como engravidar depois dos 40 anos

Como engravidar depois dos 40 anos
Imagem: expectant-moms.com
Imagem: stateschronicle.com
1 de 4
Como engravidar depois dos 40 anos

Voltar ao topo da página