Partilhar

Como engravidar depois dos 40 anos

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como engravidar depois dos 40 anos
Imagem: expectant-moms.com

Atualmente estamos assistindo a uma tendência social em que as mulheres engravidam cada vez mais tarde, sendo que em muitos casos a gravidez acontece pela primeira vez depois dos 35 anos. Apesar de não existir uma idade certa para ser mãe, a partir dos 30 anos as chances de engravidar começam baixando consideravelmente e aumentam os riscos de saúde tanto para o bebê como para a mãe. Apesar de tudo, engravidar depois dos 40 anos não é impossível, mas será necessário que a mulher tenha em conta dos riscos e redobre os cuidados. Se você está interessada em saber como engravidar depois dos 40 anos, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como engravidar rápido

Riscos

Se você está pensando engravidar aos 40 ou depois dos 40, é importante que tome conhecimento dos riscos. Cada caso é um caso, pois o estado de saúde da mulher influencia muito sua gravidez, e aconselhamos que fale com seu médico de forma a ficar esclarecida em relação ao seu caso especifico.

De uma forma geral, os riscos de engravidar depois dos 40 anos incluem:

  • Maior risco do bebê nascer com deformação;
  • Pressão alta (Eclampsia) que pode originar doença cardíaca;
  • Elevadas chances de parto prematuro (antes das 38 semanas);
  • Maiores dificuldades na realização do parto;
  • Elevado índice de aborto espontâneo;
  • Maior risco de desenvolver diabetes gestacional;
  • Complicações no desenvolvimento da placenta;
  • Maiores chances do bebê vir a sofrer de diabetes tipo 1 ou hipertensão.

 

Como engravidar depois dos 40 anos - Riscos

Dicas

Pelas razões que apresentamos no ponto acima, é essencial que uma mulher que queira engravidar depois dos 40 anos tenha ainda mais cuidados com sua saúde e estilo de vida. A melhor forma de saber se reúne as condições necessárias para cumprir o seu desejo é consultando seu médico, que é quem conhece melhor seu quadro clínico, ou um especialista em fertilidade.

Será provável que o médico peça para que, durante alguns meses, a mulher e seu parceiro tenham várias relações sexuais por semana, sobretudo no período fértil, de forma a aumentar as chances de engravidar de forma natural. Será também importante que a mulher realize um exame ao sangue para verificar os níveis de FSH e/ou estradiol, que determinam a taxa de fertilidade.

Se a mulher que pretende engravidar for fumadora e não seguir bons hábitos alimentares, está no momento ideal de mudar isso. Será igualmente benéfico que aumente a prática de exercício físico e comece tomando ácido fólico meses antes de tentar engravidar.

Como engravidar depois dos 40 anos - Dicas
Imagem: stateschronicle.com

Tratamentos

Quando a mulher na casa dos 40 não consegue engravidar de forma natural após 1 ano de tentativa, será necessário recorrer a tratamentos médicos para alcançar esse objetivo. Esta é a realidade e a solução de muitas celebridades, que engravidam tardiamente e levam mulheres pelo mundo fora a acreditar que também elas podem ser capazes.

Uma mulher que sofre de menstruação irregular, sobretudo endometriose ou Síndrome dos ovários policísticos (SOMP), pode recorrer à indução da ovulação. Este tratamento consiste na toma ou injeção de hormônios que estimulam o crescimento e amadurecimento dos óvulos.

A fertilização in vitro é um dos tratamentos mais procurados por quem procura engravidar depois dos 40 anos. Consiste em fecundar os óvulos com os espermatozoides em um laboratório, ou seja, fora do corpo da mulher, e depois implantá-los no útero.

Na inseminação artificial, outra alternativa de tratamento, o esperma do homem é colocado no interior da vagina, útero, canal cervical ou Trompas do Falópio da mulher, no momento da ovulação.

Relativamente a estes dois últimos tratamentos, o casal pode concordar em recorrer à barriga de aluguel de uma mulher mais jovem e saudável, que apresente maiores chances de desenvolver o bebê do casal corretamente.

 

Como engravidar depois dos 40 anos - Tratamentos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como engravidar depois dos 40 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Consulte meu médico antes de começar tentando engravidar após os 40 anos.
  • As barrigas de aluguel são proibidas no Brasil, pelo que muitos casais contratam o serviço pela internet com mulheres estrangeiras ou recorrem às barrigas de parentes mulheres até ao quarto grau.

Escrever comentário sobre Como engravidar depois dos 40 anos

O que lhe pareceu o artigo?

Como engravidar depois dos 40 anos
Imagem: expectant-moms.com
Imagem: stateschronicle.com
1 de 4
Como engravidar depois dos 40 anos

Voltar ao topo da página