Partilhar

Como ensinar meu filho autista

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como ensinar meu filho autista
Imagem: vidaok.com

As pessoas com autismo têm um problema de desenvolvimento, um transtorno na capacidade comunicativa e social, que se manifesta de forma diferente em cada pessoa. Existem crianças com autismo com uma inteligência média ou alta, e outras podem estar em uma média mais baixa. Ensinar uma criança autista em casa não é tarefa fácil mas pode ter grandes satisfações se a sua participação como pai ou mãe for ativa. Por este motivo na umComo.com.br queremos orientá-lo sobre como ensinar seu filho autista.

Também lhe pode interessar: Como educar o meu filho autista

Organização

As crianças autistas rejeitam e se alteram muito com as mudanças forçadas e inesperadas, por isso é importantíssimo ter uma organização em casa, que ajude a organizar sua mente. Organize os espaços, a mobília, os materiais do seu lar. Marque os espaços com desenhos para que os relacione. Evite a bagunça.

Para ensinar seu filho autista mantenha em bom estado os espaços onde dorme, onde brinca, onde come, onde vê televisão, etc. para que entenda onde é o lugar de cada coisa, qual é o lugar de cada momento (se é hora de almoçar, que veja coisas relacionadas apenas com este momento) e qual é o momento de cada coisa. Assim evitaremos que faça atividades que não correspondam com o momento.

Elementos visuais

As estratégias visuais são muito boas para ensinar seu filho com autismo. São boas para sua aprendizagem, para sua comunicação interpessoal, para aumentar sua compressão do mundo ao seu redor e regular o seu comportamento.

Podem ser desenhos, símbolos, folhas ou fotografias. Não é necessário gastar dinheiro, conheça seu filho e suas necessidades. Você pode fazer em casa com qualquer material que sirva para forrar ou plastificar. As crianças com autismo têm uma ótima capacidade para armazenar e lembrar das imagens em sua cabeça.

Horário de atividades

Pode ser colocado em seu quarto, na sala, na cozinha, nos espaços que a criança frequente mais. O horário das atividades é muito eficiente para ensinar seu filho autista o que vai fazer ao longo do dia de forma estruturada. Isto incita a disposição para fazer as atividades sabendo o que vai acontecer, ao invés de fazer o que quiser nesse momento.

Quando for acabar a atividade anuncie com tempo, e quando terminar, tire a imagem e passe para a seguinte atividade.

Às vezes uma criança autista está muito entusiasmada com uma atividade e se não a puder realizar ou terminar, fica muito irritada porque quer continuar com o que estava fazendo. Com esta estratégia de horário de atividades você o ajuda a aceitar melhor o fim de uma atividade.

Antecipar as coisas

O que é novo para eles, aquilo que não conhecem e que não têm uma imagem mental estabelecida gera ansiedade e mal-estar. Por isto é tão importante antecipar os novos acontecimentos. Por exemplo, para explicar atividades, que algo novo vai acontecer, que virá uma visita na nossa casa, que fará uma excursão, etc.

Você pode usar fotografias, imagens ou desenhos feitos por você, que descrevam o que vai ser feito e explicar quando e como será, dando informação do acontecimento para a criança. É melhor que esteja em sequência. Exemplos:

  • Se formos ao cabeleireiro: 1. chego ao cabeleireiro 2. sento e o cabeleireiro corta meu cabelo 3. olho no espelho como fiquei bonito 4. fico contente e vou para casa.
  • Se for preciso fazer tarefas ao invés de brincar: 1. Guardo o brinquedo no armário 2. Sento para fazer a tarefa 3. Volto a pegar o brinquedo quando terminar a tarefa.

Assim você explica o que acontecerá e a criança é capaz de imaginar o que vai viver, diminuindo sua ansiedade e seu mal-estar perante os novos acontecimentos.

Levá-la para conhecer lugares novos

Ter a tentação de sair pouco de casa ou só quando for extremamente necessário, por causa dos escândalos ou do comportamento inadequado do seu filho é um erro para ensinar seu filho autista da forma adequada. Não se preocupe pelo resto das pessoas olhando, o que importa é vocês como unidade familiar.

Não sair de casa por medo a não saber lidar com uma situação problemática é um erro porque só consegue que seu filho se isole mais e não aprenda a se comportar da forma adequada em locais abertos, além de ficar mais inquieto e irritado por ficar fechado muito tempo sem vivenciar coisas novas.

Para melhorar situações problemáticas e poder sair com seu filho:

  • Antecipe o que vai acontecer com seu horário de atividades.
  • Troque de parque de vez em quando e evite frequentar sempre o mesmo lugar.
  • Quando fizerem uma visita ou forem a algum lugar onde a criança precisa esperar ou não possa estar entretida, leve um ou vários brinquedo que ela goste.
  • Antecipe em casa que os brinquedos poderão ser usados quando chegarem ao lugar, evitando que a criança se entedie ou toque em coisas que não deve.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu filho autista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu filho autista

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
maria godoy
Eu como educador, devo agir de que maneira com uma criança que tem todas as característica de autismo? e quando os pais não aceita,que seu filho possa ter autismo...
Izabelcristinadasilvapalhano
Ola sou a izabel moro em manaus (AM) tenho 6 filhos e um e autista ele tem 6 anos mais apessar de ter descoberto so agora o real motivo do comportamento dele eu estou feliz e confiante em Deus que tudo vai dar certo ja esta dando certo porque a cada dia tenho aprendido como ajudar meu filho e fico muito feliz com o progresso dele.E as demais maes e pais de criancas com TEA nao se frustem pois cada passo que nossos filhos e filhas dao pode nao parecer que deu certo mais com fe em Deus,amor,carinho,compreensao e com muita paciencia nos iremos vencer.AMEM

Como ensinar meu filho autista
Imagem: vidaok.com
Como ensinar meu filho autista

Voltar ao topo da página