Seringas

Como escolher o lugar da punção venosa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como escolher o lugar da punção venosa

A via intravenosa é uma das quatro vias parentais que existem para a administração de medicamentos. Na hora de administrar uma medicação, deve-se atuar sistematicamente, cumprindo uma série de passos: escolher o lugar da injeção, verificar permeabilidade de CH e/ou VVP, preparar o material necessário, preparar o medicamento, administrar o medicamento. Na hora de escolher o lugar para a punção venosa, você deve ter em conta uma série de fatores prévios.

Também lhe pode interessar: Como colocar um cateter venoso periférico
Passos a seguir:
1

A duração do tratamento. Se prevê que vai ser menor que 6 horas, deverá escolher o dorso da mão. Se prevê que a duração vai ser maior, dê preferência ao antebraço.

2

O tipo de solução. Se tem irritação (soluções ácidas, alcalinas ou hipertônicas, de uso pouco frequente em atenção primária), aconselham-se as veias grossas.

3

O tamanho da agulha. Para veias de pequeno calibre, agulhas de pequeno calibre e para veias de maior calibre, agulhas de maior diâmetro.

4

Nos adultos os calibres que mais se usam são os de 20G (cor do cone rosa) e o de 18G (cor do cone verde).

5

Nas crianças e nos adultos nos que há a necessidade de escolher uma veia de pequeno calibre, utiliza-se o cateter de 22G (cor do cone azul).

6

O tipo de veia. São de preferência as veias que sejam flexíveis e retas.

7

É contraindicado furar qualquer percurso venoso que esteja inflamado.

8

A idade do indivíduo. Nos adolescentes e nos adultos, as da mão e o antebraço. Nos idosos, preferem-se as veias do antebraço já que as da mão, além de terem um trajeto bastante tortuoso, são difíceis de fixar na hora de furá-las (movem-se ou "dançam").

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o lugar da punção venosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Este tipo de procedimento deve ser feito por profissionais da área da saúde ou alguém qualificado neste tipo de manobras.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como escolher o lugar da punção venosa