Como escolher óculos de grau

Como escolher óculos de grau
Imagem: optica24.pt

Os óculos de grau são acessórios que, além de contribuir para a nossa saúde visual, também nos conferem um ar mais intelectual. Há uns anos usar óculos era motivo de embaraço para várias pessoas, mas atualmente, com a constante utilização de equipamentos eletrônicos que cansam nossa vista, como os computadores, televisores e tablets, o seu uso passou a ser algo comum na vida da maioria das pessoas e até moda! Se você requer exigências a nível da visão, por exemplo, se vê mal ao perto ou ao longe, deverá usar óculos de grau que lhe corrijam esse incômodo e que não o agravem. E porque eles irão estar apoiados em seu rosto na maior parte do tempo, também convém favoreçam a sua imagem! Para descobrir como escolher óculos de grau, continue lendo este artigo umComo.com.br, no qual damos várias dicas úteis que a irão ajudar a escolher o par perfeito para si!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, por muito na moda que estejam os óculos, não nos devemos esquecer que eles servem um propósito importante relacionado com a nossa saúde. Por essa razão a primeira etapa para escolher óculos de grau é marcar uma consulta de oftalmologia, de forma a descobrir qual a graduação de que você necessita. Isso faz toda a diferença, pois se usar uma graduação errada, sua visão sairá prejudicada e provavelmente até irreversivelmente!

Imagem: ioc.med.br
2

Tenha também em atenção as seguintes dicas importantes: se você sofrer de hipermetropia (dificuldade em ver ao perto) ou pretender usar os óculos para olhar em pontos fixos na maior parte do tempo, por exemplo, para o quadro durante as aulas, não há necessidade de escolher uns óculos com uma ocular grande. Por outro lado, se você sofrer de miopia (dificuldade em ver ao longe) ou necessitar de usar seus óculos durante o dia-a-dia, prefira uma ocular grande em vez das mais pequenas ou estreitas.

Imagem: estilorockeira.blogspot.pt
3

Em seguida você deverá ter em conta o formato do seu rosto. Esta observação é muito importante pois sabendo isso conseguirá, logo à partida, descartar alguns modelos de óculos que sabe que não ficarão bem em você, reduzindo assim a escolha e facilitando a decisão. Isto também é válido para escolher óculos de sol! Para encontrar qual o tipo de modelo mais indicado para o seu rosto, leia atentamente os pontos abaixo.

Imagem: keikolynn.com
4

Rostos redondos. Nestes rostos funcionam bem os óculos de linhas retas e estreitos, que dão a ilusão de que o rosto é mais anguloso e fino. Por essa razão escolha armações de formato retangular e quadrado, ou seja, bastante geométricas e pouco curvilíneas. Se quiser arriscar além disso, no máximo escolha armações tipo gatinho, pois o efeito puxado confere um efeito alongado ao rosto. Escusado será dizer que armações redondas em um rosto redondo não ficam bem, pois não é criada qualquer forma que defina.

Imagem: usandotudo.com
5

Rostos triangulares. Se você é fã dos óculos tipo aviador, vai gostar de saber que esse é um dos modelos mais indicados para rostos triangulares! Além desse exemplo, saiba que deve procurar armações arredondadas ou em aro na parte de baixo, que disfarcem seu queixo longo.

Imagem: mybestwish.com.br
6

Rostos quadrados. Nesta tipologia de rosto as pessoas apresentam testa larga e maxilar saliente, pelo que deverão preferir óculos que disfarcem isso e criem harmonia. Opte por armações ovaladas, redondas ou em formato gatinho, com menos ângulos possível. Sabendo isso saberá também que óculos redondos ou quadrados estão fora de questão.

Imagem: pequenamiia.blogspot.pt
7

Rostos ovais. Neste topo de rosto existe harmonia e proporção, por isso não há nada que deva ser disfarçado. Isso significa que, se você tem seu rosto em formato oval, pode usar qualquer tipo de armação pois nenhuma será difícil de combinar! Em caso de dúvida, opte pelas armações de oculares maiores, pois ficarão melhor que as mais estreitas.

Imagem: sonae.sodet.biz
8

Relativamente a cores, as mais populares são o preto e o chamado tartaruga, aquele padrão tipo manchado que mistura geralmente preto com castanho. Não é recomendado que pessoas com olhos muito pequenos ou com olheiras acentuadas usem armações escuras, pois os olhos irão parecer ainda mais pequenos. Será útil escolher uma cor neutra, de forma a que combine com tudo o que usar, mas se você for mais atrevida pode usar uma cor forte que a faça destacar, como o azul ou vermelho. Além disso, armações transparentes transmitem uma imagem de leveza e não "pesam" tanto no rosto.

Imagem: grzero.com.br
9

Por fim, existem outros pormenores importantes a ter em conta: os óculos não deverão ser mais largos que o seu rosto, não devem tapar suas sobrancelhas, a armação não deve tocar na bochecha (isso acontece principalmente com óculos ovalados), não devem apertar muito o nariz e devem ser relativamente proporcionais ao rosto para passar uma imagem de harmonia.

Imagem: reidooculos.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher óculos de grau, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Sempre experimente vários modelos até decidir qual fica melhor em você.