Partilhar

Como escolher um podólogo esportivo

Como escolher um podólogo esportivo

Cuidar da saúde dos pés ao praticar esporte é fundamental para prevenir lesões, bem como para melhorar o rendimento físico e assegurar a nossa comodidade ao praticá-lo. É por isso que é de especial importância usar o material esportivo adequado e que se adapte perfeitamente às nossas necessidades, tendo em conta diversos aspectos, como a forma de pisar, a postura do corpo, etc. Por isso, é relevante ir a um podólogo esportivo, um profissional que, através de um estudo personalizado, oferece o melhor tratamento ao paciente com a finalidade de corrigir lesões e evitar que a sua saúde seja afetada no futuro. No próximo artigo de umComo, aconselhamos sobre como escolher um podólogo esportivo, já que se trata de uma escolha que deve ter em conta alguns aspectos básicos.

Também lhe pode interessar: Como escolher calçado para pés sensíveis
Passos a seguir:
1

Um dos primeiros aspectos e o mais importante a ser levado em conta na hora escolher um podólogo esportivo é certificar-se de que o profissional selecionado, bem como o local em que trabalha, tem especialização em podologia e saúde esportiva. Deste modo, você terá a segurança de estar nas mãos de verdadeiros profissionais na matéria que porão à sua disposição as melhores equipes e tratamentos para garantir a saúde dos seus pés e ajudá-lo a melhorar o seu rendimento nas atividades esportivas.

2

A oferta de podologia esportiva que você encontrará é muito ampla e, por isso, será fundamental que antes de tomar uma decisão conheça todos os serviços e atendimentos que a clínica ou centro coloca à disposição do cliente. Aconselhamos que procure aqueles profissionais que proporcionem exames e tratamentos personalizados, ou seja, exclusivamente adaptados às suas necessidades. Uma boa clínica de podologia esportiva deve oferecer uma análise do estado dos pés e da postura corporal individualizada, um plano de treinamento esportivo adaptado, programas de exercícios de alongamento e correção postural, bem como todos os conselhos e recomendações necessárias a respeito do calçado, o uso de modelos esportivos e a prevenção de lesões.

3

A qualidade dos serviços deve estar combinada com a incorporação e o uso de tecnologia de última geração em matéria de podologia esportiva. Neste sentido, é fundamental que a clínica escolhida seja especialista nos chamados estudos biomecânicos, através dos quais se realiza um estudo completo e personalizado do paciente em função da modalidade esportiva que pratica. Entre outras coisas, leva-se em consideração um estudo de sua postura corporal e de seu sistema muscular e articular com o fim de detectar as condições que lhe afetam no momento de realizar exercício, e identificar, mediante o estudo de sua pisada, que material esportivo é necessário para melhorar o seu desempenho físico e evitar futuras lesões.

4

Para fazer uma boa seleção, peça referências a terceiros sobre a clínica de podologia esportiva selecionada e certifique-se de que desempenham seu trabalho valorizando, acima de tudo, a saúde do paciente. Assim, será conveniente que ofereçam a você um programa de acompanhamento que o coloque em contato com eles cada vez que tenha um problema ou precise resolver qualquer dúvida a respeito da saúde de seus pés ou de seu rendimento esportivo.

5

Uma vez que encontre as clínicas ou profissionais que coloquem ao seu alcance serviços de excelente qualidade, para sua maior comodidade, você pode ter em conta outros fatores como a proximidade da clínica até à sua residência ou trabalho. Avalie também se a clínica se ajusta ao seu orçamento, ainda que saiba que nem sempre a clínica com preços mais altos é a de melhor qualidade e vice-versa. O melhor é procurar o equilíbrio entre qualidade e preço e, assim, escolherá um bom podólogo esportivo que ofereça a ajuda que você precisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um podólogo esportivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como escolher um podólogo esportivo

Como escolher um podólogo esportivo
Como escolher um podólogo esportivo

Voltar ao topo da página